RO, Quinta-feira, 02 de maio de 2024, às 14:39



RO, Quinta-feira, 02 de maio de 2024, às 14:39


São Francisco – Católicos encerram festa com missas em procissão

Além da procissão de São Francisco, às 17 horas, várias outras atividades serão realizadas para lembrar a figura do santo protetor da ecologia

Celebrando a novena em honra ao padroeiro, a comunidade de São Francisco de Assis encerra nesse dia 4 os festejos comemorativos ao padroeiro dos animais e da ecologia, realizando vários eventos a partir das 6 horas, na capela da Pinheiro Machado com a Campos Sales e culminando com a missa campal em frente à catedral do Sagrado Coração de Jesus.

O programa para esse dia 4 de outubro inicia com a Missa da Alvorada, às 6h30 e a tradicional bênção dos pães, a cargo dos religiosos capuchinhos; às 10h a Missa dos Enfermos, com bênção da água dos pães.

Às 12 h, Missa e bênção da corda; das 14 às 15h bênção dos animais; 16h concentração na capela para a procissão. 17h – Saída da procissão em direção à catedral do Sagrado Coração onde, a seguir, será realizada uma missa campal, encerrando os festejos como arraial tradicional, na área em frente à catedral.

- Advertisement -



A CAPELA

Localizada no centro de Porto Velho, na esquina das ruas Pinheiro Machado e Campos Sales, a capela dedicada a São Francisco de Assis foi construída entre os anos 1925/25, sob coordenação do casal de nordestinos, e fiéis do santo, Maria Alves de Andrade e Antônio Moreira de Andrade.

Na época o centro urbano de Porto Velho praticamente acabava na Rua D. Pedro, e o local escolhido para a construção tinha dificuldades de acesso. Por isso o grupo construtor teve vários problemas, com a capela sendo construída em taipa e coberta de palha. Por isso houve muitas histórias de padres que se negavam em ir lá.

Uma das histórias dá conta que durante uma reforma na capela, a imagem de São Francisco de Assis foi levada para a catedral, mas no dia seguinte ninguém a viu lá.

Procurado, o padroeiro foi encontrado a seguir, em seu lugar de costume, na capela. Um fato importante é que o culto ao santo continua cada vez maior e isso é bem-visto durante a tradicional procissão de 4 de outubro, sua data litúrgica.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS