ROLIM DE MOURA – Você sabia que existem mais de 20 mil espécies de abelhas? Que sua polinização representa 75% na produção de alimentos? E o que aconteceria com o planeta se elas desaparecessem? Essas e outras questões são abordadas no manual de educação ambiental para crianças produzido em parceria por pesquisadores das Universidades Federais de Rondônia (Unir) e de São Carlos (UFSCar). O livro intitulado “A vida das abelhas em manual” pode ser acessado e baixado gratuitamente no link: https://www.sibi.ufscar.br/arquivos/a-vida-das-abelhas-em-manual.pdf.

Com uma linguagem clara, simples e didática, o manual traz informações sobre os tipos de abelhas (nativas, africanizadas e européias), sua estrutura física e tipos de moradia, importância dos apiários e modos de preservação dessa espécie.

Para despertar o interesse do público infantil sobre o tema, as figuras que ilustram o manual foram baseadas no jogo digital Minecraft. No final do material, leitoras e leitores encontram ainda um conjunto de atividades didáticas produzidas com base no conteúdo apresentado e um mini glossário com os principais termos utilizados. Essas estratégias foram utilizadas com intuito de contribuir para o maior engajamento dos leitores e leitoras no tema proposto.

Na pesquisa a autora identificou, nos livros de ciências da natureza do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, uma carência de informações sobre as abelhas e sua importância para a conservação, o equilíbrio e a preservação das plantas e, consequentemente, do meio ambiente. “A proposta foi fazer uma intervenção pedagógica para complementar o saber dos alunos de Ensino Fundamental sobre o tema”, explica a pesquisadora.

Alessandra é egressa do curso de Pedagogia do Campus da Unir em Ariquemes. Como educadora, privilegiou uma abordagem didático-pedagógica no livro para que a obra possa ser utilizada por professores em salas de aula de todo o país como ferramenta para Educação Ambiental. A publicação é destinada, portanto, a todas as pessoas interessadas no tema da preservação do meio ambiente, especialmente aos professores de Ciências da Natureza e às crianças em fase de alfabetização e do Ensino Fundamental, além dos acadêmicos de Biologia.

O material produzido pela pedagoga Alessandra de Araújo Silva é um recorte de sua pesquisa no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) do Campus de Rolim de Moura, sob orientação e coautoria da professora Ludimila Ronqui (Unir), além da coautoria dos docentes Ilka de Oliveira Mota (UFSCar), Alberto Luciano Carmassi (UFSCar), do técnico Tiago Santi (UFSCar) e da acadêmica Anna Paula Quadros Soares (UFSCar).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta