RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 8:24



RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 8:24


Facções que decidem quem vive e quem morre! Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado

Rondônia Rural Show terá acompanhamento de negócios fechados através de nova tecnologia

Sérgio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Não foi na Chicago dos anos 30, quando Al Capone mandava metralhar seus inimigos. Nem na Colômbia do megatraficante Pablo Escobar, aquele que mandou derrubar um avião cheio de passageiros para tentar matar um adversário, que, aliás, não estava no voo. Aconteceu aqui mesmo, perto da gente, há alguns dias atrás, envolvendo membros das famigeradas facções criminosas, que crescem cada vez mais, dominando partes da cidade, principalmente dos conjuntos habitacionais populares. Ali, elas fazem as leis e comandam com mão de ferro, fortemente armadas e eliminando quem atravessa seu caminho. Os moradores destes locais, apavorados, não têm escolha: ou cumprem os mandamentos dos bandidos ou se mudam do imóvel que conseguiram com tanto sacrifício ou correm o risco de morte. Quando membros de facções trocam tiros, inocentes perecem, como aconteceu recentemente com uma criança que brincava com sua bicicleta e foi assassinada por uma bala perdida, na troca de tiros de grupos opostos. A história envolve um jovem membro do Comando Vermelho, que depois de perder uma pessoa amiga, decidiu entrar, segundo vídeo que ele mesmo divulgou nas redes sociais “no Exército Celestial de Deus”! Luis Carlos era ainda bastante jovem, mas tinha gravado, meses atrás, outro tipo de vídeo: ele aparecia armado com uma espingarda calibre 12, ameaçando matar um inimigo, que no vídeo ele trata como Ronei. “Vou estourar a tua cabeça!”, ameaçava num vídeo que viralizou nas redes sociais. Não há muitas informações sobre o caso, mas o garoto que decidiu deixar o crime e entrar para o “Exército de Deus!” foi morto com vários tiros, poucos dias depois de anunciar sua renúncia ao mundo do crime e avisar seus ex-parceiros que estava deixando o mundo da violência e da brutalidade, para se dedicar à religião.

Num mundo onde as facções dominam os presídios e de dentro deles comandam o crime aqui fora, a situação piora cada vez mais, principalmente agora, quando leis que protegem bandidos dão a elas a certeza de que não serão combatidas até serem extintos e que muitas das suas ações jamais receberão a punição que mereceriam. Neste momento em que a eleição do atual Presidente foi comemorada com festa nos presídios brasileiros, porque a ideologia que está no poder tende a proteger os direitos humanos dos bandidos e criminalizar quem os combate, a sociedade brasileira, composto por uma imensa maioria de gente decente e trabalhadora, se torna cada vez mais refém nas mãos dos criminosos. Até os que pensam eventualmente em se regenerar, podem se tornar alvos das facções. O caso de Luis Carlos, fuzilado ou por seus próprios parceiros que não permitiram sua saída ou por alguém de facção rival, a quem ele ameaçava em vídeos, resume bem a situação. Não é Chicago de Al Capone e nem a Colômbia de Pablo Escobar, mas se não se fizer nada agora contra tudo isso, em breve chegaremos lá!

- Advertisement -



Estado investe mais de 23 milhões e meio de reais na compra de 23 mil tablets para estudantes da rede estadual

Uma rápida solenidade no gabinete do governador Marcos Rocha, nesta semana, marcou um evento dos mais importantes para a Educação do Estado. Na presença da secretária da Seduc, Ana Pacini, de diretores de escolas e estudantes, foram entregues, simbolicamente, os primeiros dos 23 mil tablets que serão distribuídos para estudantes do ensino estadual em todo o Estado. Todos os equipamentos já vêm com chip da internet e, certamente, serão valiosos para o aprendizado dos jovens que frequentam as salas de aulas dos educandários coordenados pela Seduc. A secretária Ana Pacini, no evento, disse que “é mais um dos grandes investimentos que o Governo de Rondônia está fazendo na nossa Educação. São 23 mil alunos beneficiados. Estamos levando o futuro para dentro das nossas escolas”, comemorou. Num vídeo publicado em suas redes sociais, o governador Marcos Rocha também destacou a importância do investimento e garantiu que a intenção é qualificar cada vez mais a Educação rondoniense, buscando alternativas que abram novas perspectivas para os milhares de estudantes. O Estado tem investido pesado no setor, com melhorias significativas nas 408 escolas sob sua responsabilidade. Atualmente, cerca de 185 mil estudantes frequentam os educandários estaduais. O total do investimento foi superior a 23 milhões e 500 mil reais, com 13 milhões de recursos federais e o restante dos cofres do Estado. 

Fernando Máximo amplia guerra ao aborto: “com 22 semanas, o bebê sente dor e é um ser humano completo”!

“Trata-se de aplicar uma injeção letal para matar um bebezinho que ainda está dentro da barriga da mãe. Como médico sou completamente contra aqueles que pretendem liberar isso acima de 22 semanas e em qualquer fase”, afirmou Fernando Máximo. “Eles não sabem que com 22 semanas o bebê já tem os dedinhos formados, braços, pernas, olhos, nariz e os órgãos em pleno funcionamento. Este bebê sente dor e é um ser humano completo, só está em uma fase diferente da vida. Sempre serei contra a retirada da vida de qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, seja idoso, criança ou bebê. Então, lanço a seguinte pergunta: o que uma criança fez para merecer a pena de morte? As afirmações são do deputado federal Fernando Máximo, em novo protesto contra a liberação do aborto no Brasil. O congressista também lembrou que “o Conselho Federal de Medicina e todos os Conselhos Regionais de Medicina do Brasil editaram, acertadamente, a Resolução n. 2.378/2024, que regulamenta o ato médico de assistolia fetal, para interrupção da gravidez, nos casos de aborto previsto em lei oriundos de estupro”, mas agora alguns juristas pretendem tirar os efeitos desta resolução na Justiça Federal. “É um genocídio absurdo e aqui na Câmara estão tentando derrubar essa resolução. Nós não vamos aceitar e vamos derrubar qualquer investida que atente contra a vida”. Máximo, que também é médico, realizou uma série de mobilizações no Congresso Nacional, incluindo apresentação de dados científicos que embasam o posicionamento contrário à legalização do aborto.

Rondônia Rural Show terá acompanhamento de negócios fechados através de nova tecnologia

Falta pouco. Dentro de algumas semanas inicia a edição deste ano da Rondônia Rural Show, a maior feira agropecuária da região norte. Ela será aberta pelo governador Marcos Rocha numa segunda-feira, dia 20 de maio e prossegue até o dia 25, um sábado. A feira estará superlotada de expositores, como nunca esteve e, mais ainda, pretende bater um recorde de negócios, que podem superar os 4 bilhões de reais. Para checar se esse volume será atingido, o governo do Estado criou uma série de melhorias no acompanhamento do sistema financeiro da feira, acompanhando em tempo real o fechamento dos negócios. O sistema de monitoramento financeiro objetiva acompanhar a movimentação diária do volume de vendas e propostas de negócio na feira do agronegócio, de forma precisa e segura. Todos os expositores deverão acessar o sistema para realizar cadastro antecipado, sendo responsáveis pela alimentação da movimentação financeira. A grande feira que se realiza em, Ji-Paraná, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, terá um aspecto internacional como nunca teve, pela participação de representações de vários países. Serão 630 expositores já confirmados e mais 22 vitrines tecnológicas. Imperdível!

Bolsonaro diz a Bagattoli e ao deputado Delegado Lucas que virá para a Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Será que dessa vez ele vem? O ex-presidente Jair Bolsonaro prometeu ao senador Jaime Bagattoli, seu amigo pessoal, que fará de tudo para estar presente na edição deste ano da Rondônia Rural Show. Ele já tentou vir no ano passado, mas acabou tendo que mudar de planos em função da sua pesada agenda. Agora, na última conversa que tiveram, Bolsonaro avisou que neste ano vai dar um jeito de estar em Ji-Paraná. Aliás, foi o mesmo que ele disse ao deputado estadual Delegado Lucas, quando conversaram recentemente. Lucas afirmou que Bolsonaro pensou em vir no sábado, último dia da feira, mas a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, lembrou que nesta data ambos têm compromisso de presença no casamento de um político muito próximo a eles. Bolsonaro então disse que tentará vir na quarta-feira, dia 22 de maio, para ficar ao menos algumas horas na Rondônia Rural Show. “O Jaime Bagattoli já me convidou mais de uma vez e tenho que atender ao pedido dele”, relatou Bolsonaro ao deputado Delegado Lucas, na conversa que tiveram. O ex-presidente tem garantido a políticos aliados em Rondônia que fará uma visita o mais breve possível. Se não houver nenhum problema de agenda ou outro de qualquer ordem, já que ele está sob intensa pressão dos órgãos oficiais e do próprio STF, é muito provável que, desta vez, Bolsonaro venha mesmo à nossa maior feira agropecuária.

Perguntinha 

Depois de 482 dias do governo Lula, como você analisaria a forma como está vivendo: você acha que está melhor do que antes de janeiro de 2023 ou sua vida, sob todos os aspectos, está pior do que era antes do início do atual comando do país?

 






Outros destaques


+ NOTÍCIAS