RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 17:09



RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 17:09


Mais dor na Faixa de Gaza

A Jihad Islâmica confirmou a morte do principal comandante militar, Khaled Mansour, atingido durante um ataque aéreo na noite de sábado. É o 2º líder do grupo morto em meio aos ataques de Israel. O principal líder, Tayseer Al Jabari, morreu no ataque de sexta-feira. O Ministério da Saúde em Gaza informou que 31 pessoas morreram e 284 estão feridas. As informações foram divulgadas pelo Centro de Informação Palestina, em seu perfil no Twitter.

Mansour estava no comando na parte sul da Faixa de Gaza. O alto comandante Taysir al-Jabari foi morto na sexta-feira. Na noite de sábado para domingo, o exército fez  várias ações na Cisjordânia. Pelo menos 20 membros da Jihad Islâmica foram presos, segundo informou-se em Israel.

CRIANÇAS PALESTINAS MORTAS

- Advertisement -



O número total de mortes na Faixa de Gaza por ataques aéreos israelenses subiu para pelo menos 29, disse o Ministério da Saúde de Gaza no domingo. Anteriormente, 32 mortes foram relatadas, mas esse número acabou sendo menor. Pelo menos 250 pessoas ficaram feridas desde sexta-feira, entre as quais, seis crianças.

Várias crianças foram mortas em um ataque israelense perto do campo de refugiados de Jabalya, Hamas, o grupo militante que governa Gaza. Israel diz ter evidências “irrefutáveis” de que as crianças foram mortas por um lançamento de foguete fracassado da Jihad Islâmica, que tem uma grande presença em Gaza. Militantes palestinos também dispararam mais de 400 foguetes contra Israel nos últimos dias. Os serviços de emergência israelenses relatam que não houve vítimas conhecidas nesses ataques.

LÍDER DA JIHAD ISLÂMICA

Israel retomou os ataques aéreos na Faixa de Gaza no sábado, após uma série anterior de ataques no dia anterior. De acordo com o exército israelense, 15 pessoas foram mortas, incluindo Taysir Al-Jabari, um comandante sênior da Jihad Islâmica.

A agitação em Gaza começou na segunda-feira após a prisão de dois membros seniores da Jihad Islâmica. A dupla foi presa na Cisjordânia ocupada por Israel. A organização então ameaçou ataques, após os quais o exército israelense isolou áreas na orla da faixa costeira por vários dias e elevou o nível de alerta.

Israel anunciou que baterias adicionais do sistema de defesa antimísseis Iron Dome foram implantadas contra possíveis ataques de Gaza. “Para nossos inimigos em geral e para a liderança do Hamas e da Jihad Islâmica em particular, eu digo: seu tempo é limitado”, disse o ministro da Defesa israelense, Benny Gantz.

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá a portas fechadas nesta segunda-feira para discutir ataques aéreos na Faixa de Gaza. Os Emirados Árabes Unidos, Irlanda, França, Noruega e China solicitaram isso.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS