PORTO VELHO – Quem vê o sorriso de Yara Lúcia do Carmo Ferreira, 55 anos, não sabe: de uma vista ela não enxerga mais, e de outra tem apenas 30%. Nos pés lhe faltam dois dedos, mas na mente há esperança. Ela decidiu com a família apelar à compreensão e à solidariedade do povo rondoniense e criou uma vaquinha para custear sua cirurgia de transplante renal.

A cirurgia ficará em R$ 15 mil e até a manhã desta terça-feira, 24, ela havia obtido R$ 800.

Yara Lúcia, moradora no bairro Cristal da Calama, descobriu a diabetes aos 16 anos e desde então já começou a sua luta ao saber que precisaria fazer uso de insulina diariamente ao longo da sua vida. Ela logo teve alguns sintomas ruins, entre os quais, a má circulação que lhe ocasionaram a amputação de dois dedos inferiores (nos pés).

Depois, também decorrente da diabetes, veio a cegueira levando-a a ter apenas 30% de visão em um dos olhos; com o outro não tem visão alguma.
Yara apela à solidariedade para custear transplante de rins - Gente de Opinião
A quantidade de medicamentos ingeridos devido a vários tratamentos feitos causou-lhe cirrose hepática, o que a levou em 2016 a fazer um transplante de fígado, raro em todo o País. Na ocasião, ela tinha apenas 10% de chance de vida.

Em seu período de adaptação ao órgão (pós-operatório) no organismo, foi surpreendida com o aparecimento de duas hérnias na sua cavidade torácica (região do abdômen) que começaram a trazer uma nova luta, agora com os rins.

No início deste 2022 ela levou mais um susto, ao ter um AVC devido a todas as irregularidades. “Agora preciso mesmo de um transplante de rins que será feito em São Paulo, mas não tenho condições de arcar com os gastos necessários durante o período em que precisarei ficar lá, por essa razão estou pedindo a colaboração de quem puder me ajudar.”

A família deixa esta mensagem: “Deus lhe abençoe, agradecemos imensamente por ajudar a salvar a vida dela!”.

MONTEZUMA CRUZ
Fotos Francisco José do Nascimento
 

SE QUISER AJUDÁ-LA:

[email protected]

Deixe uma resposta