RONDÔNIA – Os pequenos produtores rurais estão vendendo mais, empreendedores do ramo da alimentação estão conseguindo manter os negócios e gerar mais empregos, e a população tem acesso à alimentação saudável com baixo custo. Esses são os principais reflexos do Programa Prato Fácil da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, uma das principais iniciativas de enfrentamento à fome em Rondônia, que beneficia os inscritos no CadÚnico.

Já foram credenciados no Estado 17 restaurantes que oferecem por apenas R$ 2, refeição completa e saudável e o Estado paga as demais despesas aos comerciantes.  Já foram destinados mais de R$ 24 milhões ao programa.  Um dos nove locais credenciados em Porto Velho é o restaurante Brasil Prestadora, localizado na zona Norte, na Rua Antônio Lacerda, 4162, Bairro: Industrial.

Com a parceria do Estado, o empresário Claudemir Viana precisou comprar mais alimentos, o que ajudou produtores rurais como Marcos Rodrigues, do distrito de União Bandeirantes. ‘‘Pra mim está sendo muito importante, consigo vender com preço melhor e em mais quantidade’’. Atualmente, ele entrega para o restaurante, 250 quilos de banana, a mesma quantidade de laranja e mandioca. ‘‘A tendência é aumentar. Já comecei a plantar outras variedades como melancia e abobora’’, exaltou.

Essa alimentação saudável da lavoura do Marcos compõem as refeições da dona de casa, Tale Daiana da Silva Ferreira. ‘‘Lá em casa, sou eu, meu marido e duas filhas, e só ele trabalha, com tudo caro e ainda pagando aluguel, essa refeição do Prato Fácil ajuda muito’’, considerou. Com esse movimento a mais no restaurante, Sara Araújo foi contratada para fazer o atendimento e contempla; ‘‘aqui consigo uma renda a mais, ajuda bastante’’. O proprietário do restaurante conta que a pandemia tornou os negócios difíceis e o Prato Fácil chegou em um momento oportuno.

‘‘Eu vejo o Prato Fácil como um programa que veio para ficar, pois não existe saúde, segurança e bem-estar social sem alimentação, e nós colocamos sempre produtos de qualidade e da agricultura da região para servir a população’’. A ampliação da rede de restaurantes Prato Fácil faz parte do Plano do Governo para 2023. Dúvidas sobre o programa podem ser esclarecidas pelo número (69) 98448-1847, das 7h30 às 13h30 ou por meio do endereço eletrônico https://rondonia.ro.gov.br/seas/programas-e-projetos/pratofacil/ que é possível consultar todos os restaurantes credenciados pelo Prato Fácil.

Deixe uma resposta