Lúcio Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 19 DE MARÇO DE 2023! RONDÔNIA: 19 – 1954 – A importação de borracha estrangeira pelo Brasil e a suspensão de incentivos à produção na Amazônia são duros golpes nos seringais da região. 19 – 1976 – O 5º BEC confirmou o início do asfaltamento da BR-364,  trecho Porto Velho/Candeias (20 KM) ainda este ano. 19 – 1987 – A homenagem aos que tenham contribuído com o Estado, apadrinhando prédios do governo, foi cobrada pelo jornalista João Tavares em sua coluna “Cantinho de Bate Papo”.

19 – 1991 – O Banco do Estado, Beron, retoma agora sua vocação de incentivo ao produtor agrícola, anunciou, em sua posse, o presidente Paulo Saldanha.

                              COMEMORA-SE

Dia do Carpinteiro e do Marceneiro, Dia do consertador, Dia Nacional do Artesão

Cristãos lembram data de São José, São José Anchieta.

                               FOTO DO DIA

                                    MORDOMIA PARA COMUNISTAS

Em 1964 um personagem que ninguém misterioso tomou as rédeas do Território Federal, o capitão do Exército Anacreonte Cury Gomes, que “casava e batizava” – e até mais.

Mandou prender todos suspeitos de serem “comunistas” e alguns filiados a partidos que apoiaram 1964, em Porto Velho e em Guajará-Mirim, as únicas cidades do Território.

Em Porto Velho os presos eram divididos em duas categorias, os supostamente comunistas e a outra os membros de partidos que ajudaram 1964.

Um dos “comunistas” era o contabilista Cloter Mota (Foto) e membro do PCB, depois vereador em Porto Velho e deputado estadual constituinte em 1983, que mandado para a 8ª Região Militar (BE/PA), foi julgado e absolvido.

Ao jornal Alto Madeira Cloter contou: os “não comunistas” foram mandados para o quartel a Guarda Territorial (depois 1º Batalhão de Polícia Militar), então uns barracos cobertos de palha e os presos só comiam se as famílias levassem a boia”.

“Nós comunistas ficamos na sala de rancho da 3ª Companhia” (depois 17ª Brigada de Infantaria de Selva), onde a comida era boa e com mais conforto do que na Guarda Territorial”.

                                    FATOS

BRASIL

1534 – Nasce o missionário católico José de Anchieta, desde 1915 co-patrono do Brasil. 1870 – A ópera “O Guarani”, do maestro Carlos Gomes, faz sua estreia mundial no Teatro Scala de Milão. 1964 – Meio milhão de brasileiros participam da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, contra o comunismo.

MUNDO

1895 — Auguste e Louis Lumière gravam ““A Chegada do Trem na Estação” seu 1º filme com seu cinematógrafo. 1859 – Charles Darwin conclui a obra “A Origem Das Espécies”. 1950 – Morre Edgar Rice Burroughs (n. 1875), escritor, autor do personagem “Tarzan”. 1953 – Primeira transmissão ao vivo da cerimônia do Oscar.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325

Deixe uma resposta