RO, Quarta-feira, 08 de maio de 2024, às 15:31



RO, Quarta-feira, 08 de maio de 2024, às 15:31


O DIA NA HISTÓRIA — Dia Internacional da Educação (ONU)

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 24 DE JANEIRO DE 2024! RONDÔNIA: 1914 – Criado o Cartório de Registro Civil de Porto Velho, tendo como escrivão o sr. José Vieira de Souza. 1915 – Na casa do morador Manoel Felix de Campos é instalado o município de Porto Velho, empossados o superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia de Souza Brejense e os intendentes (vereadores). OBS: Da ata não consta nome feminino. 1918 – Fundada, sob liderança de Manoel Martins da Silva, a loja maçônica União e Perseverança, em Porto Velho.

1944 – O governador Aluízio Pinheiro Ferreira instala, no colégio Barão do Solimões, em Porto Velho, o Território Federal do Guaporé.
1985 – 1 – O 1º livro do médico Aparício Carvalho, “Vivências Amazônicas”, é dedicado aos ribeirinhos. 2 – Jogadores contratados pelo Ferroviário agradeceram à recepção da torcida.
1991 – Confusa a capa do jornal Alto Madeira no registro da instalação de Porto Velho. Na manchete: “Porto Velho faz 72 anos”. No texto da chamada de capa “76 anos”, o que é correto.

HOJE É

• Dia Internacional da Educação (ONU). Dia Nacional da Previdência Social. Dia Nacional dos Aposentados. Dia Nacional da Instituição do Casamento Civil.
• Católicos celebram São Francisco de Sales, padroeiro dos Jornalistas. Beato Timóteo Giancardi.

- Advertisement -



BRASIL

1784 – Morre Frei Santa Rita Durão (n. 1722), autor do poema “Caramuru”, a 1ª obra a ter como tema o índio. 1890 – Assinado, pelo presidente Deodoro da Fonseca, o Decreto que institui o casamento civil. 1923 – O presidente Arthur Bernardes promulga a Lei da Previdência Social. 2004 – Morre Leônidas da Silva (n. 1913), o “Diamante Negro”, inventor da “bicicleta no futebol”. 2018 – A 8ª turma do TRF-4 condena o ex-presidente Lula.

MUNDO

1984 – A Apple Computer lança nos Estados Unidos o computador pessoal Macintosh.

FOTO DO DIA

Foto: Teixeira (e) logo após indicação ao governo chega a Porto Velho e é recebido por Guedes (d).

CIDADÃO DE “SEGUNDA”

Em 1976, quando o ministro Rangel Reis, do Interior, vinha a Porto Velho, às vezes tomava cafezinho no Café Santos. Numa dessas o governador Humberto Guedes cobrou a necessidade da criação do Estado. Para ele, continuar como Território era um desserviço para a própria Nação.

Não foi a primeira vez que o ouvi falar do assunto. E, como foi “entreouvido” no “Palácio das Secretarias”, a questão já estava em estudos no “Presidente Vargas”, a sede do governo.

Naquele ano, em janeiro, o deputado goiano Siqueira Campos se pronunciou a respeito dos Territórios Federais, cobrando “que seja dado aos moradores dos Territórios” os mesmos direitos que aos dos Estados.

Na Câmara Municipal de Porto Velho – à época não havia Assembleia Legislativa – os vereadores Cloter Mota e Amizael Silva clamavam: “Morador de Território é um “cidadão de 2ª categoria”.

À época falou-se ter Guedes mandado preparar um pré-projeto de estruturação do Estado, que, depois, teria sido usado no documento a respeito feito pelo seu sucessor Jorge Teixeira.

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325






Outros destaques


+ NOTÍCIAS