RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 21:40



RO, Domingo, 19 de maio de 2024, às 21:40


O DIA NA HISTÓRIA — Dia do Profissional de Marketing

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — 8.5.2024 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1907 – O jornal “Engineering News” (EUA), noticia a saída do navio “Grangrense”, com trabalhadores para a construção da Madeira-Mamoré. 1919 – A vila de Presidente Marques (Guajará-Mirim) estagnou, abandonada pelo governo de Mato Grosso. 1921 – A comunidade artística de Porto Velho tem feito bons espetáculos. No Clube Internacional vai estrear “Com Eira e com Beira”, crítica social sobre a cidade. 1949 – A 1ª sessão anual do Tribunal de Juri que inicia dia 23, será numa sala do colégio Barão do Solimões, conforme convocação do Juiz José de Melo e Silva.

1976 – O governador Humberto Guedes assina convênio com a Universidade Federal do Pará, para aplicar cursos superiores de Administração e Supervisão Escolar em Porto Velho.

1986 – O ex-governador Jorge Teixeira, com a saúde muito abalada, não virá mais a Rondônia e nem terá candidato na eleição a governador deste ano, conforme Dezival Reis, presidente regional do PDS.

- Advertisement -



1990 – O prefeito de Ariquemes, Ernandes Amorim (PDT), vai renunciar o cargo para ser candidato a governador.

HOJE É

• Dia Nacional do Artista Plástico. Dia Mundial da Cruz Vermelha. Dia Nacional do Turismo. Dia Internacional da Talassemia. Dia do Profissional de Marketing.
• Católicos celebram Santo Arsênio, São Bento II, São Bonifácio IV, São Vítor de Milão, Santo Acácio.

BRASIL

1950 — Morre Vital Brazil (n. 1865), cientista brasileiro descobridor do soro antiofídico. 1999 — Nasce Rebeca Andrade, 1ª ginasta brasileira a ganhar medalha de ouro em Olimpíadas. 1916 — Nasce João Havelange (m. 2016), dirigente esportivo brasileiro.

MUNDO

1945 – A Alemanha nazista se rende aos aliados ocidentais. 1886 — O farmacêutico John Pemberton inicia a venda de “Coca-Cola” como medicamento.

FOTO DO DIA

NOVIDADE NA “PÉROLA”

Guajará-Mirim conheceu a aviação comercial na década de 1930, quando os primeiros aviões “junker”, da empresa alemã “Condor” faziam a linha Rio/Cuiabá/Forte Príncipe/Guajará.

A “Condor” deixou de operar com o Brasil entrando na II Guerra, mas outra empresa tomou conta do mercado, na mesma rota, que já incluía Porto Velho, com aviões DC-3, bimotores.

Na rota Forte/Guajará, em 1968, um acidente – a queda de um “catalina” da FAB na selva, gerou um herói de 19 anos, Francisco Martins do Nascimento, o “Martinzão”, soldado do EB, cuja ação conseguiu socorro para as vítimas (*), conforme o historiador Matias Mendes.

Na década de 1970 a cidade poeticamente chamada de “Pérola do Mamoré”, recebeu uma modernidade, com a chegada de um novo modelo, que se poderia chamar de “semi jato”, da frota da Vasp.

Eram os turbo hélices (FOTO) modelo YS11, conhecidos por “samurai” que pousavam e decolavam no campo de pouso, na área onde depois foi construída a prefeitura guajaramirense.

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/matias-mendes/acidente-aviatorio-historia-de-sobrevivencia






Outros destaques


+ NOTÍCIAS