YUCATAN (MÉXICO) – A delegação de Rondônia está participando das diversas reuniões de negócios que estão sendo realizadas na 13ª edição da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas – GCF Task Force, em Yucatán, no México. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, que foi recepcionado pelo governo do estado anfitrião juntamente com os demais governadores, destaca os debates que impulsionam ações e metas climáticas e florestal e das comunidades tradicionais. Dentre as pautas tratadas, está a atualização do plano de ação de Manaus – MAP, um documento norteador das próximas ações da Força-Tarefa, tanto conjuntas quanto em nível local, que tratará dos assuntos sobre preservação e desenvolvimento socioeconômico.

O evento é composto por líderes do GDF Task Force que detêm cerca de um terço das florestas tropicais do mundo.

Para o governador Marcos Rocha, o ponto principal da união subnacional desse grupo deve fortalecer os estados nas negociações internacionais, bem como aumentar a troca de informações estratégicas e consolidar um sistema de financiamento verde que seja eficiente e justo para todos os povos. “Ao participar desse encontro, a nossa expectativa é colaborar para o processo de transformação do desenvolvimento sustentável e socioeconômico, garantindo assim, soluções para melhoria da qualidade de vida no planeta, garantido assim que os investimentos propostos no plano de ação Manaus Action Plus – cheguem realmente a quem precisa”, comentou Marcos Rocha.

O governador também citou o potencial de uso desses recursos, em diversas ações que promovem o desenvolvimento do Estado, como projetos em fase de implementação do fornecimento de energia solar, para escolas em áreas de conservação.

A diretora de projetos do GCF doutora Colleen Scanlan Lyons, afirmou a importância da coalizão e de ver o governador auxiliando e oferecendo a força de Rondônia em consolidar esse projeto com o potencial de retorno para todos. Os governadores assinaram uma iniciativa da Força -Tarefa para o Clima e as Florestas, o “Mulheres pelas Florestas e pelo Clima”.

Durante os encontros, além das autoridades, está ocorrendo sessões abertas a convidados e ao público em geral. Os governadores estão apresentando painéis baseados nos eixos estruturantes do MAP.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta