Lúcio Albuquerque

PORTO VELHO – Muitos que se identificam como “católicos” não sabem o porquê. Desde quando é usado esse termo? Qual a origem da palavra? Qual a primeira citação conhecida? E por que católico romano? Toda palavra, como todas as coisas, têm um significado. E como é natural tem uma raiz que deriva, em grande parte, do latim ou do grego antigo.

“A palavra ‘católico’ vem do grego kata (junto) e holos (todo), isto é: universal, que abrange tudo e reúne a todos”, diz o antropólogo e especialista em história das religiões Benedito Miguel Angelo Perrini Gil, da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – Unesp.

Mas essa palavra só passa a ser usada muito tempo depois de Cristo designar Pedro seu sucessor, como diz o teólogo Faustino Teixeira, do Departamento de Ciência da Religião, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ele cita: “A palavra foi aplicada pela primeira vez à Igreja de Roma no século II por Inácio de Antioquia, um de seus fundadores. Mas ela só passa a ser adotada oficialmente como um dos atributos essenciais da instituição a partir do Concílio de Constantinopla, no ano 381.”

Leia mais em: https://super.abril.com.br/historia/qual-e-a-origem-da-palavra/

Sugiro, para melhor compreensão a leitura de: https://padrepauloricardo.org/episodios/desde-quando-a-igreja-comecou-a-usar-o-nome-de-catolica

*É repórter

Deixe uma resposta