RO, Quarta-feira, 08 de maio de 2024, às 15:03



RO, Quarta-feira, 08 de maio de 2024, às 15:03


GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

PORTO VELHO – Com a intenção de que a secretaria de Educação portovelhense ofereça conteúdos a todos os alunos da rede municipal, com o objetivo de manter as atividades escolares dos alunos, a Semed criou um Comitê Gestor de decisão para o enfrentamento da crise ocasionada pelo coronavírus – Covid-19, com intuito de melhorar o atendimento aos alunos da rede municipal, com atividades pedagógicas à distância ou remota.

O Comitê delibera sobre várias ações, sejam elas administrativas ou pedagógicas, pensando no contexto pedagógico, visando desenvolver atividades educacionais nas escolas, mesmo que seja à distância, remota ou com a ferramenta AVA que consiga alcançar o maior número de alunos possível.

PROBLEMA COMPLICADO

- Advertisement -



O mandato de cada prefeito atual termina dia 31 de dezembro, porque dia 1 de janeiro deverão assumir os que forem eleitos em outubro, mas só se tiver eleição. E se a disputa, em razão do covid 19, tiver de ser adiada?. O adiamento, aliás, já começa a ser analisado até pelo TSE, apesar de possibilidade remota, tanto em razão de várias datas eleitorais já estarem correndo como, principalmente, da oposição por parte dos políticos que, em sua maioria, parecerem se alinhar contra. O problema de transferir a eleição para ano que vem ou unificar tudo em 2022 é complicado, apesar de quando querem fazer uma emenda constitucional logo deputados e senadores fazem.

SUBSTITUTOS

Em Brasília a questão parece tomar corpo, mas há um entrave gerado justamente pelo fim dos mandatos de prefeitos dia 31 de dezembro. Para tal, seja para adiar a eleição ao ano que vem, ou realizar tudo em 2022, uma saída já vem sendo analisada: com o fim de seus mandatos os prefeitos, mesmo os que disputem a reeleição, ou até à posse dos eleitos em 2022, seriam substituídos por juízes eleitorais.

CONTRA

Nos dois cenários, quem não está gostando é a entidade que representa todos os municípios que já teria se manifestado pelo adiamento da eleição até 2022, desde que os atuais mandatários permaneçam nos cargos.

DATA HISTÓRICA

Mesma data, ontem, 14, em que os aliados, com forte participação da Força Expedicionária Brasileira, tomaram Montese (ITA), na II Guerra Mundial, um ex-pracinha comemorou nesta terça-feira, a saída do Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Aos 99 anos, Ermando Armelino Piveta, sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, recebeu alta depois de seis dias internado com o Covid 19. Longa vida ao febiano Piveta.

PRODUTOR RURAL

A entrega do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), que deve ser realizada até o final do prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do respectivo ano-calendário,  também teve o seu prazo estendido até o dia 30 de Junho. A medida foi tomada devido ao adiamento para 30 de junho de 2020 do prazo final para a entrega da DIRPF pela Instrução Normativa RFB Nº 1930, de 01 de abril de 2020.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS