RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 0:06



RO, Terça-feira, 07 de maio de 2024, às 0:06


GIRO DE NOTÍCIAS – Governo do Estado cancela feriado de Carnaval

PORTO VELHO – Pastores evangélicos e fiéis estão incentivando índios a não tomarem a vacina contra a covid, conforme noticiou ontem, 12, o site uol (*), além de espalharem notícias consideradas “fakes” entre as comunidades indígenas. Ontem, também, o vereador Cláudio Kaxinawá (PSD), da cidade acreana Santa Rosa do Purus, foi denunciado pelo MPF sob acusação de estar dizendo nas comunidades da região para não tomar vacina que estaria envenenada e levaria a óbito no prazo de três meses (site ac24horas) (*).https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/deutschewelle/2021/01/29/liderancas-pastores-afastando-indigenas-vacinacao.htm

VACINA EM SPRAY

O presidente Jair Bolsonaro informou que o Brasil deve participar da Fase 3 de testes do spray nasal EXO-CD24, contra a covid-19, que está sendo desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Tel Aviv, em Israel. Em publicação nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que conversou  com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre o assunto. O medicamento é inalado uma vez por dia durante alguns minutos, durante cinco dias sendo direcionado diretamente para os pulmões. O Inpi destaca que, até o momento, não há vacina ou tratamento farmacológico aprovado para covid-19. As vacinas que estão sendo aplicadas em diversos países foram autorizadas apenas para uso emergencial e ainda estão sendo estudadas.

- Advertisement -



PREPARANDO

Profissionais de apoio, merendeiras, agentes de limpeza e portaria das escolas da rede municipal de ensino, de Porto Velho, tiveram nesta sexta-feira a palestra “Protocolos Sanitários”, tendo como tema os protocolos de segurança que devem ser observados no retorno das atividades presenciais na rede municipal de ensino. A atividade faz parte do Plano de Retorno às aulas presenciais. No retorno das aulas presenciais, que ainda não têm data definida, devem ser evitados a aglomeração, contatos físicos e aumento do fluxo de pessoas, em especial, em ambientes fechados.

SEM CARNAVAL E COM TRABALHO

O expediente nas repartições públicas do Estado será normal na semana que vem em todos os municípios. A suspensão do feriadão de carnaval foi confirmada pelo Governo de Rondônia, determinando que fica suspenso o feriadão dos dias 15, 16 e 17, datas que seriam pontos facultativos em razão da comemoração do carnaval, todavia, não foram contempladas no Decreto Estadual nº 25.709, de 5 de janeiro de 2021, que estabelece o calendário dos feriados e pontos facultativos no âmbito de Rondônia.

BANCO CENTRAL

A atividade econômica brasileira registrou alta em dezembro do ano passado, de acordo com dados divulgados ontem (12) pelo Banco Central (BC). É o oitavo mês consecutivo de crescimento, após as quedas de março e abril, devido às medidas de isolamento social necessárias para o enfrentamento da pandemia de covid-19.   O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), dessazonalizado (ajustado para o período), apresentou expansão de 0,64% em dezembro em relação a novembro. Na comparação com dezembro de 2019, também houve aumento de 1,34% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais).

FLONA JAMARI

Será dia 24, em Itapoã do Oeste, a audiência pública a ser realizada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB),apresentada a proposta do edital de licitação para a concessão da Floresta Nacional do Jamari, lote III, para entender como a população do entorno da flona percebe o processo de concessão e os seus anseios e tirar suas dúvidas sobre o assunto. A Lei nº 11.284/2006, que trata da gestão de florestas públicas para a produção sustentável, determina que o edital referente ao processo licitatório de cada flona seja precedido pelo processo de audiência pública.

Por JL Albuquerque, com informação da agenciabrasil.ebc.cpm.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS