Juntos pela Indústria – Fiero, Sesi, Senai, IEL e Sebrae articulam fortalecimento das micros e pequenas

Segundo Marcelo Thomé, objetivo é “trabalhar com estratégia voltada ao desenvolvimento da bioeconomia, da nova indústria para uma economia de baixo carbono"

PORTO VELHO – A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RO) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae-RO) firmaram uma carta de intenções para estruturar o movimento Juntos pela Indústria, voltado ao desenvolvimento dos pequenos negócios industriais no estado. A proposta assinada nesta quarta-feira, 28, na sala de reuniões da Casa da Indústria, prevê a articulação entre as instituições para expandir o acesso das micro e pequenas indústrias à inovação, tecnologia, qualificação profissional, crédito e novos mercados.

A cooperação vai contribuir para que esse segmento empresarial avance em áreas como gestão empresarial, produtividade e transformação digital. Entre as possibilidades estão a capacitação de empresários e lideranças, a adoção de soluções tecnológicas nos processos produtivos e a preparação das empresas para atender novos clientes e integrar cadeias produtivas. A proposta também contempla o desenvolvimento de práticas sustentáveis e o incremento do acesso a serviços de apoio ao setor industrial.

Segundo o presidente Marcelo Thomé, a iniciativa visa alcançar todos os setores industriais, respeitando a representatividade de cada estado. “Trabalharemos com estratégia de desenvolvimento da bioeconomia, da nova indústria para uma economia de baixo carbono e de cadeias produtivas que promovam a inclusão social nos territórios brasileiros”, enfatizou.

Entre os principais desafios apontados pelo presidente da Fiero está a preparação dos empresários para as transformações no cenário econômico e trabalhista, como o debate sobre o fim da escala 6×1 e as adequações decorrentes da reforma tributária.

Já o presidente do conselho deliberativo do Sebrae, Darci Cerrutti, afirmou que entre as prioridades será promover a modernização dos negócios. “A modernização deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade urgente para os nossos negócios. Precisamos introduzir soluções tecnológicas e inovadoras para garantir que os empreendedores consigam produzir mais gastando menos”, pontuou.

Para o dirigente, o grande obstáculo atual a ser superado pelas empresas locais é a estrutura de custos. “O nosso maior desafio hoje é justamente a redução de custos. É por meio dessa otimização que conseguimos a competitividade necessária para nos mantermos fortes no mercado nacional e, ao mesmo tempo, darmos o passo definitivo rumo ao mercado internacional, que é um dos grandes focos da nossa gestão”, acrescentou.

Entre os pontos destacados no documento estão o incentivo ao acesso a investimentos e soluções de crédito, além da participação das instituições na formulação e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à indústria e aos pequenos negócios. A articulação busca reunir conhecimentos e serviços oferecidos pelas entidades para atender às necessidades das empresas, considerando os desafios enfrentados por quem empreende e produz em Rondônia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fiero

+ DESTAQUES







+ Notícias

+ NOTÍCIAS

Fale conosco pelo WhatsApp!
Pular para a barra de ferramentas