PORTO VELHO – Elevar o nível da aplicação da pesquisa e inovação das demandas locais, fazer a diferença e ampliar o papel da academia junto à indústria. Estas foram as pautas da reunião entre a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e Universidade Federal de Rondônia (Unir), nesta quinta-feira, 30. O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, juntamente com o diretor regional do Senai, Alex Santiago e os gerentes de Educação, Jair Coelho e de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI), José Rafael Lopes, recepcionaram a reitora, Marcele Pereira.

Ao apresentar a estrutura da Unir com seus cursos de graduação, pós-graduação, mestrados e doutorado nos 9 campi no Estado, a reitora confirmou o interesse da parceria entre a universidade e a Federação, no intuito de identificar as demandas da matriz industrial, e assim focar no atendimento desta agenda colaborativa.

Marcelo Thomé anunciou investimentos para este ano, com a construção do espaço que vai comportar o hub de inovação. “A partir desta iniciativa, vamos conectar toda a rede dos institutos Senai de inovação no Brasil, para trabalhar em conjunto, recebendo as demandas da indústria, e conectar com o instituto competente que tem aderência ao projeto. É algo desruptivo na agenda de inovação do estado de Rondônia”, ressalta

De acordo com o gerente de STI, em reunião com a coordenadora de inovação e transferência tecnológica da universidade, Viviane Barrozo, após a celebração do acordo de cooperação técnica entre o Senai e a Unir para elaborar projetos em conjunto ficou estabelecido que Unir fará um levantamento e elaborar um portfólio de projetos dos diversos departamentos da universidade para que estes sejam contemplados nos futuros editais. “Essa parceria é de suma importância pois a Unir é um importante ator do Ecossistema de Inovação de Rondônia” comenta.

A reitora se mostrou entusiasmada com esta aproximação com a indústria. “Na minha visão, a academia precisa deste tipo de parceria, para avançar na área da pesquisa e inovação no fortalecimento das nossas indústrias, trabalhar uma gestão de resultados e mostrar nossa evolução à sociedade”, afirma Marcele Pereira. O presidente da Fiero acredita que o ponto de partida é identificar quais os setores que vão atrair investimentos e direcionar as pesquisas a essas determinadas áreas, que ao final vão gerar valor e empregos, movimentando a economia do estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta