RO, Domingo, 05 de maio de 2024, às 15:50



RO, Domingo, 05 de maio de 2024, às 15:50


Subestação da Energisa em Alvorada do Oeste revigora esperança de desenvolvimento econômico para a região

ALVORADA DO OESTE – A entrada em funcionamento desde o último fim de semana da subestação de energia elétrica inaugurada pela Energisa chega como um novo alento para a economia do município. O expressaorondonia.com.br ouviu algumas lideranças políticas e empresarias do município e constata o otimismo em relação ao impulso econômico e no desenvolvimento que a energia limpa e segura leva a região. Com a entrada em funcionamento da subestação, o município passa a receber energia do linhão que percorre todo o trajeto da BR-364 – a partir de Presidente Médici – e passa a integrar o sistema nacional de distribuição de energia. Outra vantagem, apontada por empresários locais, é o fim da operação de uma usina termoelétrica movida a óleo diesel, que foi desligada definitivamente.

Criado em 1986, há 34 anos, o município de Alvorada do Oeste, por falta de energia elétrica “confiável” viu secar seu parque industrial e, apesar de sua localização em posição estratégica na rodovia BR-429, ligação da 364 com o Vale do Guaporé, recebia muitos pedidos de informações de empresários que pretendiam se instalar ali, mas todos os projetos esbarraram no desalento.

- Advertisement -



Agora, com a chegada do sistema interligado, obra que a Energisa acabou de instalar, com investimento de R$ 44 milhões, a expectativa é de que a luz faça com que o investidor retorne, oportunizando mais empregos e empresas. Conforme o prefeito José Walter resumiu, a chegada do sistema interligado “era sonho da população, porque o sistema à diesel tinha muitos problemas, especialmente o da confiabilidade e era onde nós levávamos prejuízo”.

“O empresário vinha aqui, apresentava o projeto, mas não se instalava. E a razão era sempre a mesma: nosso parque gerador de energia era movido à óleo diesel, não tínhamos o suficiente para garantir o funcionamento das indústrias”, lembra o prefeito José Walter.

Na área empresarial a implantação do sistema gerenciado pela Energisa, conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial, Cleber Costa,  representa “uma forte esperança de que nosso município retorne a ser uma potência econômica, que as empresas que saíram retornem, que outras que desistiram possam se instalar conosco e que mais outras venham, gerando emprego e incentivando a economia local”.

O líder empresarial vê no novo sistema “uma vitória para a população que há muitos anos queria ver chegada a energia das nossas hidrelétricas, e isso certamente vai representar desenvolvimento” disse, acrescentando, ao final, esperar que a anunciada economia de custos, superior a 35 milhões de reais/ano, possa ajudar a abater o custo do fornecimento ao consumidor”.

Para Geovani Tomiazzi, gerente da Emater em Alvorada, “isso é muito bom porque dará a segurança energética ao morador do município, vai atrair investimentos, beneficiando o pequeno produtor, “e acabar com a desculpa de que um empresário não se instale só porque a energia não é confiável o que já nos fez perder indústrias de laticínio, de curtume, de frigorífico e outras”.

Agora, com a chegada do sistema interligado, obra que a Energisa acabou de instalar, a expectativa é que a luz faça com que o investidor retorne. “Num momento como estamos vivendo, com a ameaça constante do coronavírus, chegar uma boa notícia assim aumenta muito a autoestima da população e faz bem para todos”, disse a professora Roberta de Oliveira.

Outro fator que duas pessoas comentaram considerando muito positivo, foi a energia fornecer uma luminosidade maior, o que “melhora a segurança da cidade”, e vai dar aos estudantes do turno noturno melhores condições para as aulas.

A reportagem do expressaorondonia.com.br tentou e não conseguiu ouvir a opinião do ex-prefeito de Alvorada e atual presidente da Assembleia Legislativa deputado Laerte Gomes.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS