RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 17:31



RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 17:31


Mortos pelas enchentes já são 75 e alertas de novas chuvas assombram os gaúchos. Principalmente os mais pobres

Para desespero dos mais pobres, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) voltou a emitir um alerta na noite desse sábado, 4, colocando em aviso de inundação parte da cidade de Porto Alegre devido à cheia história do lago Guaíba

PORTO ALEGRE – A Defesa Civil Estadual atualizou no início da tarde deste domingo os números da tragédia em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul. A pasta informa ainda que tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança da população. Segundo a instituição, subiu para 75 o número de mortes confirmadas e para 103 os desaparecidos.

Para desespero dos mais pobres, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) voltou a emitir um alerta na noite desse sábado, 4, colocando em aviso de inundação parte da cidade de Porto Alegre devido à cheia história do lago Guaíba, que subiu mais de cinco metros ontem, o maior nível já registrado. O mapa divulgado pelo órgão gaúcho considera as áreas com risco de inundação.

- Advertisement -



Há também outras seis vítimas fatais que estão em investigação se as mortes têm relação com os eventos meteorológicos ocorridos no RS. Além disso, já são 334 municípios atingidos, com 780.725 gaúchos afetados pelos transtornos causados pelas chuvas no RS. Até o momento, a Defesa Civil Estadual contabiliza 88.019 pessoas desalojadas, 16.609 pessoas em abrigos e outras 155 feridas.

Alertas da Defesa Civil Estadual

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

‘Não espere a água chegar’

A Defesa Civil disponibiliza página na internet para a população verificar se está em área de risco e acrescenta que “não espere a água chegar, saia de casa com antecedência e vá para um local seguro. Proteja você e sua família”.

Chegou a 66 o número de pessoas mortas pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 9h deste domingo (5). Outros seis óbitos ainda estão em investigação e outras 155 pessoas estão feridas. Há ainda 101 pessoas desaparecidas.

O número de mortes superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida. As autoridades afirmam que esse é o pior desastre climático da história gaúcha.

As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 80,5 mil desalojados e 15,1 mil desabrigados. Ao todo, as cheias afetaram 707,1 mil pessoas no estado. Dos 497 municípios gaúchos, 332 foram afetados pelas tempestades, o que representa 66% do total.

O governo do estado pede doações. Neste momento, os itens mais necessários são colchões, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.

Fonte: R7.com






Outros destaques


+ NOTÍCIAS