terça-feira 28 setembro 2021 - 15:48
32 C
Porto Velho

terça-feira 28 setembro 2021

SÓ RONDÕNIA – Jornalistas lançam site para mostrar mais da história, da cultura e personagens que fazem Rondônia

rondoniaalemdahistoria.com.br não é um site de notícias. "Queremos mostrar a cultura, a história, as pessoas e as opiniões ligadas à cultura rondoniense"

PORTO VELHO – A ideia é simples: dar ao rondoniense ou aos que mesmo não morando aqui tenham interesse em conhecer melhor o 23º dos Estados brasileiros, uma opção diferenciada de fatos históricos de Rondônia, da formação de sua gente, artigos de quem vivencia ou vivenciou  o dia-a-dia do território Federal ou do Estado com fotos e textos bem explicativos.

Trata-se do site rondoniaalemdahistoria.com.br, cujo projeto inicial teria além da dupla Cesar Frias e do repórter Lúcio Albuquerque, também dois grandes conhecedores da História e da Cultura rondoniense, o jornalista Anísio Goraieb e o historiador Francisco Matias, ambos falecidos recentemente. “Tínhamos uma ideia e sem os dois ficamos meio órfãos, mas em suas homenagens decidimos manter o projeto, ainda que sem o notório conhecimento deles, o que sem dúvida representa uma enorme ausência”, explica Lúcio.

O site rondoniaalemdahistoria.com.br, já está na “net”, enquanto vai sendo formatado e já consegue uma boa audiência, sendo que os contatos devem ser feitos através do endereço rondoniaalemdahistoria.com.br. “Só temos um link que não é voltado para a história de Rondônia, explicou o jornalista e designer gráfico Cesar Farias, é o “Você sabia”, para mostrar curiosidades a respeito de muitas coisas pelo mundo, mas é a única exceção que abrimos”.

“Não é um site de notícias. Nós queremos mostrar a cultura, a história, as pessoas e as opiniões ligadas à cultura rondoniense. Quem quiser ver sobre futebol, polícia, polícia e discussão religiosa tem muitos outros bons sites tanto na capital quanto nos outros municípios”, explicou.

Cesar Farias continuou, lembrando que ainda faltam dois links, um dedicado a Turismo, com opções de locais a visitar não só em Porto Velho, mas também em todos os municípios. Outro link que ainda falta inserir é o “Loja”, voltado para divulgar livros, vídeos e outras produções locais, sendo que no caso inclui também o contato do autor, para os casos em que se queira adquirir. “Sem qualquer percentual de venda para o site”, continuou Cesar.

Lúcio Albuquerque, repórter e pesquisador da história rondoniense há quase 50 anos, diz que a parceria com o designer gráfico Cesar  Farias é longa. Os dois trabalham juntos em diversos projetos desde o início do ano 2 mil. “O Cesar é um parceiro em vários projetos,  na produção de livros, revistas e outros trabalhos. Agora estamos juntos outra vez e creio que a parceria não vai parar por aí”.

O canal conta com apoio de várias pessoas, como o jornalista Sílvio Zé Catraca – Santos, e o editor de vídeo Kerdy Luiz, responsável por vários dos bons vídeos produzidos em Porto Velho, incluindo imagens que só ele detém.

Além do rondoniaalemdahistoria, a dupla também abriu um canal de vídeo no youtube, o https://www.youtube.com/channel/UCAi5mkE1Vht5EMhdSrZGbQg, com  mais histórias e fatos de Rondônia.

www.expressaorondonia.com.br

Outras notícias

error: Content is protected !!