RO, Domingo, 03 de março de 2024, às 17:28



RO, Domingo, 03 de março de 2024, às 17:28


Rio Madeira sai da cota de seca extrema e navegação noturna é liberada

Segundo a Defesa Civil Municipal, nesta quinta-feira (7), o rio alcançou a cota de 6,14 metros

Navegações pelo rio Madeira estão restritas em Porto Velho — Foto: Emily Costa/G1 Rondônia

O nível do rio Madeira subiu gradativamente nos últimos dois meses, depois de atingir níveis mínimos históricos. Diante do novo cenário, a Capitania Fluvial de Porto Velho revogou a Portaria que proibia a navegação noturna para comboios e demais embarcações.

Segundo a Defesa Civil Municipal, nesta quinta-feira (7), o rio alcançou a cota de 6,14 metros. Um cenário bem diferente de dois meses atrás, quando o nível chegou a medir 1,14 metros.

A navegação noturna ficou proibida por cerca de quatro meses, desde quando o nível do rio ficou abaixo de três metros pela primeira vez no ano. O trecho alvo da Portaria fica entre Porto Velho e Passagem Uruá, em Nova Aripuanã (AM).

- Advertisement -



Paisagem semelhante a deserto no rio Madeira em Porto Velho (RO) — Foto: Thiago Frota / Rede Amazônica

Nas semanas que seguiram a proibição, o nível do rio Madeira regrediu até bater uma sequência de recordes históricos de seca. As consequências para o escoamento da produção foram: carga menor e mais tempo de transporte.

Para revogar a proibição de navegação noturna, a Capitania considerou que o rio se manteve acima dos quatro metros, que é o mínimo para uma navegação segura, conforme as Normas e Procedimento da corporação.

Fonte: G1





Outros destaques


+ NOTÍCIAS