RO, Domingo, 03 de março de 2024, às 17:06



RO, Domingo, 03 de março de 2024, às 17:06


Prefeitura de Porto Velho pede apoio da população contra o descarte irregular de lixo

Com o início do período chuvoso, resíduos entopem bueiros e provocam o transbordamento nas ruas

Lixo descartado irregularmente entope bueiros e gera alagamentos

Com a chegada do inverno amazônico, a Prefeitura de Porto Velho reforça mais uma vez o pedido à comunidade para que crie consciência sobre o impacto que um simples papel de bala pode causar quando acumulado com outros resíduos. O lixo, que é carregado através das águas pluviais, entope bueiros e colabora no transbordamento de ruas e avenidas em dias chuvosos, causando transtornos aos motoristas, pedestres, no comércio, nas casas, enfim, atrapalhando a vida de todos.

Lutando contra essa batalha diária de manter a cidade limpa, a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) tem intensificado os trabalhos, com diversas frentes de serviço, ações de limpeza, recolhimento de materiais, roço de mato, varrição e rastelamento. As equipes são divididas por região conforme o grau de prioridade da área. E como a cidade tem uma grande extensão territorial, o serviço que é executado diariamente tem alta rotatividade.

Mesmo seguindo o planejamento estabelecido, a Semusb tem trabalho dobrado no inverno. Quando a chuva dá trégua, é preciso agir com rapidez para recolher os resíduos descartados de forma irregular que se acumulam, principalmente, em locais propícios para alagamentos. Esses pontos são monitorados e recebem atenção especial no período chuvoso. Mas apesar dos esforços das equipes, ainda é frequente o grande volume de lixo jogado todos os dias em locais inadequados.

- Advertisement -



Segundo o Departamento Técnico da Semusb, a penalidade para quem descarta lixo incorretamente é multa que varia de R$ 640,88 a R$ 8.011,00. Caso o cidadão flagre o descarte irregular de lixo, pode entrar em contato com o disque denúncia através do número: 0800 647 1390. A Semusb enviará uma equipe para avaliar o local e identificar o infrator. A população também pode solicitar a limpeza de vias públicas, bem como a desobstrução de bueiros e galerias através do telefone: (69) 3901-3145.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS