RO, Quarta-feira, 01 de maio de 2024, às 19:50



RO, Quarta-feira, 01 de maio de 2024, às 19:50


O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional do Enfermo

PORTO VELHO – BOM DIA 14 DE JANEIRO! COMEMORA-SE: Dia Nacional do Enfermo, Dia do Treinador de Futebol. Dia do Lavador de Carros. Dia do Manobrista de Carro. Ano Novo – para os sérvios ortodoxos. Católicos lembram Santa Elisabete Ana Bayley, primeira norte-americana canonizada. São Pedro Donders e São Félix de Nola.

FOTO DO DIA: Martin Niemöller, pastor luterano, foi um grande inimigo público do nazismo, na Alamenha. Seu poema sobre a omissão e falta de solidariedade humana deveria estar em todas salas de aula: “Quando os nazistas vieram buscar os comunistas, eu fiquei em silêncio; eu não era comunista.//Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu fiquei em silêncio; eu não era um socialdemocrata.//Quando eles vieram buscar os sindicalistas, eu não disse nada; eu não era um sindicalista.//Quando eles buscaram os judeus, eu fiquei em silêncio; eu não era um judeu.//Quando eles me vieram buscar, já não havia ninguém que pudesse protestar.”

FATOS:  1742 – Morre o astrônomo Edmund Halley, descobridor de vários corpos celestes, entre os quais o cometa que tem o seu nome. 1876 – O telefone é patenteado pelo seu inventor, Graham Bell. 1892 – Nasce Martin Niemöller, pastor e teólogo alemão, inimigo público do nazismo. 1898 – Morre Lewis Carroll, escritor inglês autor de Alice no País das Maravilhas. 1935 – O presidente Getúlio Vargas compõe comissão para implantar o salário mínimo. 1943 – O presidente Franklin D. Roosevelt (EUA) e o primeiro-ministro Winston Churchill (ENG) iniciam a Conferência de Casablanca para discutir estratégias e estudar a próxima fase da II Guerra Mundial. 1973 — Transmissão ao vivo via satélite do concerto de Elvis Presley, Aloha from Hawaii, marca o recorde como a transmissão mais assistida por um animador individual na história da televisão. 1974 – O general Ernesto Geisel é eleito presidente da República. Ele assumiria no dia 15 de março. 2000 – Cirurgiões do hospital Edouard-Herriot fazem, pela primeira vez, um duplo transplante de antebraços em um paciente que os havia perdido há quatro anos.

- Advertisement -



Lúcio Albuquerque – [email protected]






Outros destaques


+ NOTÍCIAS