RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 10:09



RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 10:09


O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional do Caminhoneiro

1947 – O brasileiro Osvaldo Aranha (1864/1960), presidindo sessão da ONU tem papel decisivo na aprovação do estado de Israel

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, 16 DE SETEMBRO DE 2023! RONDÔNIA: 1917 – A comissão Portuguesa Pró-Pátria enviou ao governo português 234 mil réis, doados a favor dos filhos dos soldados mortos na Guerra. A lista de doações continua aberta. 1944 – No clube Internacional é fundado o Rotary Clube de Porto Velho. 1950 – Centenas de moradores de Guajará-Mirim participam da inauguração do novo prédio do Grupo Escolar “Simon Bolivar”. 1980 – O Ferroviário ganha o Copão da Amazônia de futebol.

1981 – A proposta do deputado Jerônimo Santana (MDB/RO), de devolver a uma comissão técnica ao invés de iniciar a votação, o projeto que cria o Estado de Rondônia é muito criticada em Brasília.

1992 – Devido à doença do governador Osvaldo Piana e com o vice Assis Canuto em viagem ao exterior, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvernani Santos, assume o governo até dia 22, tornando-se o único presidente da Assembleia a ter assumido o governo.

- Advertisement -



                                COMEMORE

Dia Nacional do Caminhoneiro (lei n° 11.927/2009). Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio (ONU).

Católicos celebram Santa Eufêmia da Calcedônia, São Cipriano, São Cornélio, papa

                               FOTO DO DIA

                                          Os almocreves do Madeira

Nos dois ciclos da borracha, quando as comunicações eram muito difíceis, e mais para quem morava no interior da Amazônia, e mais ainda para os moradores dos igarapés, a chegada do regatão, uma canoa  pouco maior que a igarité, era motivo de festa.

O historiador Francisco Matias gostava de se referir aos regatões chamando-os “almocreves”, os tocadores de comboios de mulas entre as aldeias em Portugal – a finalidade era a mesma.

“Eles faziam o intercâmbio comercial com os seringueiros que obtinham acesso a produtos de trabalho, armamentos, remédios e até bebidas alcoólicas, que eram escassos e inexistentes nos seringais, por obstáculos dos próprios seringalistas”, conta Aldenir Courinos (*) .

No seringal os “almocreves” eram os portadores das boas e más notícias, colhidas nas vilas maiores. O comércio era o do escambo, não entrava dinheiro, tudo trocado por produtos como a borracha, pele de caça, etc, que depois trocavam ou vendiam aos seringalistas e atravessadores.

(*) Nascido em Abunã, aposentado do Banco de Crédito da Amazônia (BASA), é radioamador.

(**) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/historia-de-gente-de-opiniao/os-regatoes-do-rio-abuna

                                      FOTOS

BRASIL

1947 – O brasileiro Osvaldo Aranha (1864/1960), presidindo sessão da ONU tem papel decisivo na aprovação do estado de Israel. 1896 — Morre Carlos Gomes (n. 1836), o maior dois compositores brasileiros. 1944 – A FEB ocupa as cidades italianas de Massarosa e Monte Castelo, e vários montes durante a campanha na Itália.

MUNDO

1932 – Mahatma Gandhi inicia, na Índia, uma greve de fome em protesto contra separação de castas. 1978 – O cardeal polonês Karol Woitila torna-se o 1º papa não italiano em 456 anos, e adota o nome de João Paulo I. Em 1984 – O bispo anglicano Desmond Tutu ganha o prêmio Nobel da Paz.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325






Outros destaques


+ NOTÍCIAS