Lúcio Albuquerque

PORTO VELHO – BOA TARDE, 7 DE MARÇO DE 2023! RONDÔNIA: 1920 – Editorial do jornal Alto Madeira defende a aprovar Lei destinando à saúde pública impostos gerados por casas de apostas no país. 1922 – Volta a ser instalada, de forma definitiva, a Comarca de Porto Velho. 1987 – Técnicos de outros Estados deverão chegar para compor o secretariado do governador eleito Jerônimo Santana.

1988 – Treze toneladas de alimentos doados em Porto Velho foram enviados em um “hércules” da FAB, para socorrer cidades do Acre, ilhadas devido à alagação da BR-364.

                                COMEMORA-SE

Dia Nacional da Advocacia Pública, Dia Nacional do Paleontólogo, Dia do Fuzileiro Naval (BR). Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica (Portugal).

Católicos celebram santa Tereza Margarida Redi, Santa Perpétua e Santa Felicidade.

                                 FOTO DO DIA

O ESTATUTO SOU EU

Almino Afonso (n. Humaitá – AM), viveu parte de sua adolescência em Porto Velho onde seu pai, Bohemundo Álvares Afonso, foi prefeito (1938/43). Almino foi estudar em Manaus, eleito deputado federal, ministro do Trabalho no Governo Goulart e vice-governador paulista.

Em Porto Velho tornou-se amigo do jornalista Euro Tourinho (foto). Na década de 1960, em Porto Velho, foi com Euro dar uma voltas na noitada. Depois de muito “rodar”, terminaram no Imperial Clube.

Lá o Almino se engraçou de uma jovem, “tirou-a para dançar”, uma parte, duas partes, na terceira o gerente conhecido por “Alumínio” mandou trocar de dama, iniciando uma confusão.

“Ele era muito grande, maior que eu e o Alumínio intimou não só a deixar a dama, mas que fôssemos embora”. Sentado num sofá, no Jornal Alto Madeira”, Euro continuou.

“Ele disse que era o estatuto do local. “Quero ver o estatuto”, Euro desafiou.

Aí o Alumínio deu ponto final.

“Aqui o estatuto sou eu”.

Apontou a porta e aconselhou: “É melhor concordar”.

“O jeito foi irmos em busca de outro porto”.

                                    FATOS

BRASIL

1609 – Criado o cargo de “Procurador dos Feitos da Coroa da Fazenda e do Fisco”, o 1º registro de advocacia pública no país. 1808 – A corte portuguesa chega ao Rio de Janeiro que se torna capital do império. 1808 – D. João VI autoriza a instalação de indústrias no Brasil. 1821 – D. João VI anuncia a volta da corte para Portugal e a transmissão do reino a seu filho D. Pedro.

MUNDO

1900 — O transatlântico alemão SS Kaiser Wilhelm der Grosse torna-se o primeiro navio a enviar sinais telegráficos do mar à terra. 1926 – A primeira ligação transatlântica de rádio-telefone é realizada entre Nova York e Londres.

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325

Deixe uma resposta