Lúcio Albuquerque

PORTO VELHO – BOM DIA, sábado, 8 de OUTUBRO. RONDÔNIA: 1909 – Cândido Rondon designa “Pimenta Bueno” um rio descoberto pela equipe construtora da Linha Telegráfica Estratégica.

                                   HOJE É

Dia Mundial dos Correios, Dia do Atletismo, Dia do Açougueiro e Profissionais do Setor

Católicos celebram São Abraão, São João Leonardi, São Dinis,

                               FOTO DO DIA

Talvez porque fosse meio índio, porque fosse da cor escura, porque fosse brasileiro, Rondon, indicado por entidades internacionais e por ninguém menos do que Albert Einstein não recebeu do comitê sueco o Nobel da Paz, que anos depois foi dado a um dirigente racista da África do Sul, por exemplo. Mas com certeza isso não tenha mexido muito com o marechal patrono do Estado de Rondônia, único Estado a ter o nome de um cidadão, o mesmo nomeado por Theodore Roosevelt, ex-presidente dos EUA, como o “maior bandeirante do Século XX; o Meridiano 52 Oeste tem seu nome e é dos poucos a ter seu nome em letras de ouro no maciço Livro da Sociedade Geográfica de Nova Iorque. Além disso é patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro. (Na foto, durante a implantação da Linha Telegráfica Estratégica (Cuiabá/Santo Antônio), Rondon, como um deles, conversa com seus amigos índios).

                               FATOS

BRASIL

1853 — Nasce José do Patrocínio, abolicionista e republicano, poeta e romancista (m. 1905). Em 1893 — Nasce Mário de Andrade, idealizador da Semana de Arte Moderna (m. 1945). 1985 — Morre Emílio Garrastazu Médici, 28º presidente do Brasil (n. 1905)

MUNDO

1410 — A primeira menção conhecida do relógio astronômico de Praga. 2009 — Primeiro impacto lunar do Programa Robótico de Precursores Lunares da NASA. 2012 — O Talibã tenta assassinar Malala Yousafzai, colegial ativista dos direitos humanos e da educação no Paquistão; Nobel da Paz em 2014.

Lúcio Albuquerque – Whatsapp 69 99910 8325

Deixe uma resposta