RO, Quarta-feira, 11 de setembro de 2024, às 11:31



Expressão Rondônia

O DIA NA HISTÓRIA — Dia do Repórter Fotográfico

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — 2.9.24 – BOM DIA! RONDÔNIA: 1917 – A Superintendência (prefeitura) de Porto Velho pede que o governo do Estado libere verbas para construção de casas para famílias de baixa renda. 1919 – O povoado de Porto Velho passa à categoria de cidade, conforme a lei (AM) de 1.01/19. 1923 – Equipe de arbitragem para o clássico Noroeste x União: um central, um comissário, dois fiscais de linha e dois “fiscais de gol” – deviam ser o “var” do futebol da época.

1949 – Perto da vila de Três Casas, a poucas milhas de Porto Velho, um batelão afundou com perda total de mercadorias, mas sem vítimas.
1967 – O ministro Mário Andreazza, dos Transportes, confirmou a ida do presidente Costa e Silva a Manaus em outubro, para iniciar as BR’s- Manaus/Boa Vista (RR) e Manaus/Porto Velho.
1987 – A Assembleia Legislativa analisa o projeto de lei de autoria do deputado Osvaldo Piana que regula os cargos de comunicação social na área estadual.
1990 – O presidente do Poder Judiciário deve assumir o governo do Estado, caso o STJ afaste do cargo o governador Jerônimo Santana, em razão do vice governador e o presidente do Legislativo serem candidatos ao governo.

HOJE É

• Dia do Repórter Fotográfico. Dia do Florista. Dia da Kombi.
• Católicos celebram Santa Dorotéia de Cesareia, São Zenão da Nicomédia.

BRASIL

1822 – A regente Maria Leopoldina assina o decreto da Independência do Brasil enviado a D. Pedro I que a proclamou no dia sete. 1961 — Aprovado o regime Parlamentarista no Brasil, que funcionou até 1963 retornando o Presidencialismo. 1968 — Discurso do deputado federal Márcio Moreira Alves na Câmara, o que leva o endurecimento do Regime Militar e a edição do AI-5 em dezembro.

MUNDO

44 a. C. – Cícero lança a 1ª das 14 suas Filípicas sobre o imperador Marco Antônio. 1752 – Última vez que o calendário Juliano foi usado na Inglaterra e suas colônias.

FOTO DO DIA

UMA HISTÓRIA + Q CONFUSA (II)

A história de Bartolo:

1) Eu era soldado e dirigia a viatura do tenente Fernando.
2) Ele era engenheiro, encarregado de campo, mas o comandante dele era o capitão Ênio Pinheiro, que ficava em Porto Velho.
3) Era novo, alto, forte, praticava remo e basquetebol, era torcedor do Flamengo e solteiro.
4) Como eu tocava violão, ele acabou ficando meu amigo.
5) Foi no dia 29 de julho de 1945. Umas 3 da tarde estávamos jogando dominó tendo como mesa uma caixa vazia de combustível.
6) Um inambu passou e o tenente disse que iria caçar a ave. Pegou a pistola e 2 membros do grupo foram com ele
7) Uns 20 minutos depois um dos que saíram retornou dizendo que o tenente desaparecera.
8) O outro veio em seguida e fez questão de mostrar a ama e dizer que não disparara um só tiro. Ainda fizemos umas buscas, em vão.
9) Pelo rádio informamos ao capitão Ênio Pinheiro.
10) O apelo foi atendido após 2 dias, e a alegação é que naquela tarde estava em Porto Velho o embaixador dos Estados Unidos.

(Continua amanhã)

Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325






Outros destaques


+ NOTÍCIAS