RO, Sexta-feira, 17 de maio de 2024, às 23:30



RO, Sexta-feira, 17 de maio de 2024, às 23:30


O DIA NA HISTÓRIA – Dia do Leitor

PORTO VELHO – BOM DIA 7 DE JANEIRO! RONDÔNIA: Em 1922 – Volta a ser instalada, de forma definitiva, a Comarca de Porto Velho. Em 1952 – Jesus Burlamaqui Hosana assume como o 6º governador do Território do Guaporé, (fev/1952/novembro/1953).  Em 1946 – O coronel de Exército Joaquim Vicente Rondon assume o governo do Território, o segundo a ocupar tal função. COMEMORA-SE: Dia do Leitor. Dia Nacional da Liberdade de Cultos. Católicos lembram São Polieuto, São Raimundo de Penaforte e São Luciano.

FOTO DO DIA: O padre Ângelo Spadari, italiano, chegou a Vilhena, no sul rondoniense em 1963, a cidade era apenas uma pequena vila, onde três anos antes o presidente JK a cerimônia que marcou a junção das turmas que saíram de Cuiabá e outra de Porto Velho, para construir a rodovia, hoje, BR-364. Em Vilhena ele fez história, sendo homenageado com estátua e patrono da praça em frente da igreja Nossa Senhora Aparecida, que ele ajudou a construir. Transferido para Porto Velho é patrono de uma das ruas do Bairro São João Bosco.

FATOS: Em 1549 — Criação de um Governo-geral no Brasil, sendo Tomé de Sousa o primeiro Governador-Geral. 1610 – Galileu Galilei identifica as quatro luas do planeta Júpiter. 1785 — Jean-Pierre (FRA) Blanchard e John Jeffries (EUA) viajam de Dover (ING) a Calais (FRA), em um balão de gás, tornando-se os primeiros a cruzarem o Canal da Mancha pelo ar. 1830 – Morria, no Palácio de Queluz, em Portugal, Dona Carlota Joaquina Teresa Caetana de Bourbon e Bourbon, rainha de Portugal, Brasil e Algarves. 1929 – Surge em quadrinhos um dos personagens mais famosos da história: Tarzan. 1959 — Os EUA reconhecem o governo de Fidel Castro em Cuba, cinco dias após a tomada de Havana. 1982 — Fundação do Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, Brasil. 1989 – Morre o imperador Hiroito, que chefiou o governo japonês durante a II Guerra Mundial. 2015 — Terroristas árabes, em Paris, atacam o jornal satírico Charlie Hebdo, deixando 12 jornalistas mortos e 5 gravemente feridos.

- Advertisement -



Lúcio Albuquerque – [email protected]






Outros destaques


+ NOTÍCIAS