Rondônia, domingo, 24 de outubro de 2021, às 23:55 [email protected] - Telefone 69 9 99475050

domingo 24 outubro 2021

O DIA NA HISTÓRIA – Dia das Crianças

2010 - Iniciado resgate dos 33 mineiros que passaram 69 dias soterrados no Chile. Todos foram retirados com vida

PORTO VELHO – BOM DIA 12 DE OUTUBRO! RONDÔNIA: 1910 – Inaugurado oficialmente o serviço telegráfico de Vilhena com a transferência da estação para a Casa onde depois funcionou o Museu Rondon. 1912 – O Governo de Mato Grosso eleva à condição de “cidade” a vila de Guajará-Mirim.  1978 – Inaugurada a Rádio Alvorada, a primeira de Ji-Paraná. 1978 – Coronel Humberto Guedes (1975/79), primeiro governador a visitar Rolim de Moura.

                                           COMEMORA-SE

Dia das Crianças, Dia da Leitura, Dia Nacional do Mar, Dia Nacional do Corretor, Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo. Dia do cirurgião pediátrico

Católicos lembram Nossa Senhor Aparecida, padroeira do Brasil, Nossa Senhora do Pilar, São Serafim Granato e São Hedisto.

                                           FOTO DO DIA

O primeiro ato do governador Humberto Guedes (1975/79), logo após assumir o governo do Território, foi exonerar o prefeito Odacir Soares, o que, conforme entrevista, fez por ordem de Brasília. A cena foi rápida: A primeira pessoa recebida em audiência pelo novo governador foi Odacir. “Eu apenas o comuniquei que ele estava exonerado”, e isso teria gerado um problema para Guedes, porque o ex-prefeito era advogado e jornalista, chegara a Rondônia alguns anos antes e casara com a filha de uma família tradicional. Em sua residência, em Brasília, em 2005, ao falar sobre sua administração, Humberto Guedes reconheceu que isso gerou dificuldades para compor seu quadro administrativo. No dia seguinte à exoneração, Guedes nomeou o arquiteto Cabral Carpintero, professor da UnB, e que já estava atuando na prefeitura portovelhense, para o cargo. Uma obra importante do novo titular foi a estruturação da cidade de Ariquemes. Na foto, entre o jornalista Walmir Miranda (rádio Caiari) e o governador, Carpintero faz seu discurso de posse. (Foto cedida por Ciro Pinheiro)

                                               FATOS

BRASIL

1717 – Pescadores encontram, em suas redes no Rio Paraíba do Sul (SP), a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. 1798 – Nasce D. Pedro I, futuro imperador do Brasil. 1808 – Dom João VI funda o Banco do Brasil. 1835 – Diogo Antonio Feijó assume a regência do Império do Brasil. 1876 — O imperador dom Pedro II cria a Escola de Minas (Ouro Preto/MG). 1901 — Santos Dumont, com seu Balão nº 6, dá a volta em torno da Torre Eiffel, percorrendo 11 quilômetros. 1908 — Candido Rondon encerra a 2ª expedição pela Amazônia. 1931 – Inauguração do monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. 1992 – Morre o político Ulysses Guimarães, que presidiu a Constituinte de 1988. Sérgio von Helder, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, chuta uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no programa “O Despertar da Fé”, da Rede Record

MUNDO

1279 — O ramo do budismo Nichiren Shoshu é fundado no Japão. 1492 – Data oficial em que Cristóvão Colombo descobriu a América. 1810 – Os cidadãos de Munique realizam a primeira Oktoberfest. 2010 – Iniciado resgate dos 33 mineiros que passaram 69 dias soterrados no Chile. Todos foram retirados com vida.

Lúcio Albuquerque – [email protected]

rondoniaalemdahistoria.com.br

Só nossa história e os personagens

Outras notícias