PORTO VELHO – A concessionária da distribuição e comercialização de energia em Rondônia – Energisa divulgou, no início da noite desta segunda-feira, sua preocupação com a investida de criminosos contra a rede elétrica e os perigos que isso representa, além dos transtornos que causam a população da área atingida. A empresa adverte quanto aos riscos à vida de quem toque na rede com ela ligada e informa as providências que vem adotando para minimizar o problema. 

De acordo com o release da Energisa, no início da tarde de hoje, 25, três pessoas foram presas em flagrante ao tentar roubar um transformador de energia em um condomínio localizado na zona Leste da capital. O equipamento pesa cerca de 150 kg, estava preso no alto de um poste de concreto e tem a função de distribuir energia para centenas de famílias do condomínio.

Este tipo de crime gera transtornos não apenas a Energisa, como também a população, já que os clientes atendidos pelo equipamento acabam ficando sem energia. Também que há o risco de sérios acidentes ao manusear o transformador sem o devido conhecimento e ainda ligado à alta tensão da rede elétrica.

 

No ano passado, mais de 200 equipamentos da Energisa foram roubados em Rondônia. De janeiro a junho deste ano o furto de cabos e transformadores afetou diretamente mais de 500 clientes da empresa no estado, interrompendo o fornecimento de energia destes clientes por cerca de 25 horas no total.

Objetivando coibir estes crimes, a concessionária está implantando novas tecnologias como a blindagem dos circuitos e a expectativa é de que a substituição de cabos normais por blindados inicie ainda este ano. Os pontos com maior incidência de roubo também estão sendo mapeados e a empresa alerta para que a população chame a polícia se testemunhar algum furto.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta