RO, Quinta-feira, 09 de maio de 2024, às 20:19



RO, Quinta-feira, 09 de maio de 2024, às 20:19


Imagens de satélite flagram extração ilegal de minério no Parque Nacional Mapinguari e PF e Sesdec fazem operação conjunta em Rondônia

Foram apreendidas duas escavadeiras hidráulicas, e cinco motores bomba utilizados na extração ilegal de cassiterita dentro do Parque

Garimpo de minério no Parque Mapinguari — Foto: Reprodução/PF

O Parque Nacional Mapinguari, localizado na divisa entre Rondônia e Amazonas, foi alvo de uma operação da Polícia Federal e Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para combater a extração ilegal de minério.

A ação foi deflagrada neste início de março, após imagens de satélite registrarem a modificação prejudicial ao meio ambiente decorrente da atividade predatória na área de proteção.

Área ilegal de extração de minério em parque estadual — Foto: Reprodução/PF

As investigações revelaram que garimpeiros atuavam ilegalmente dentro do Parque Nacional Mapinguari sem qualquer autorização, enquanto outros, com estrutura mais sofisticada e uso de maquinário pesado avaliado em R$ 1 milhão, realizavam a extração de minério ainda na fase de requerimento junto à Agência Nacional de Mineração, o que é proibido por lei.

- Advertisement -



Durante a operação realizada no interior da reserva foram apreendidas duas escavadeiras hidráulicas, e cinco motores bomba utilizados na extração ilegal de cassiterita dentro do Parque. O maquinário precisou ser inutilizado, sendo o uso do foco necessário neste caso.

Maquinário encontrado dentro de parque ambiental em RO — Foto: Reprodução

Nenhum suspeito do garimpo ilegal foi preso durante a ação policial, pois todos abandonaram o maquinário e fugiram pela área de mata.

Mais de 20 agentes, incluindo policiais federais especializados em operações na selva, servidores do Ibama e da Sesdec participaram da operação, que contou com o apoio de uma aeronave e duas embarcações.

Acampamento encontrado dentro do Parque Mapinguari — Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal, juntamente com os demais órgãos envolvidos, continua na região do Parque Mapinguari para preservar a integridade do meio ambiente, proteger a fauna e a flora, e reprimir ações que ameacem esses recursos naturais com o rigor da lei penal e ambiental.

Fonte: G1





Outros destaques


+ NOTÍCIAS