RO, Domingo, 05 de maio de 2024, às 19:56



RO, Domingo, 05 de maio de 2024, às 19:56


Faro fino de Confúcio estaria sentindo cheiro de um bom vice em Jesualdo Pires?

PORTO VELHO – A foto que ilustra este texto comprova que o calendário gregoriano – esse que rege a vida dos mortais comuns – não é definitivamente o mesmo que guia a vida dos políticos. Na cabeça de uma pessoa comum, estamos vivendo o ano de 2021, às vésperas da chegada de um novo, o de 2022, que, por acaso, é ano de eleições gerais no Brasil. Já na cabeça de um político 2022 já começou. A classe política trabalha há algum tempo como se já fosse ano que vem.

Nela, o ex-governador e senador licenciado Confúcio Moura (MDB) – de boné –, conversa com o ex-deputado e ex-prefeito de Ji-Paraná por duas vezes, engenheiro Jesualdo Pires (PSB), durante um encontro fortuito ou calculado na cidade de Ouro Preto do Oeste, nesta sexta-feira.

- Advertisement -



Confúcio está percorrendo todos os municípios de Rondônia, fazendo contato com muitas lideranças políticos e nomes com potencial para reforçar as urnas emedebista no ano que vem.

Apesar de negar peremptoriamente que pretenda disputar o Palácio Rio Madeira (Sede do Governo do Estado) nas eleições de 2022, todos os movimentos do senador licenciado apontam nesta direção.

Ele já governou o estado por dois mandatos – 2010 a 2018, quando se elegeu ao Senado.

Jesualdo Pires foi candidato ao Senado em 2018 e seria um nome palatável como candidato a vice em qualquer chapa.

E Confúcio – um goiano que faz política à mineira – fareja longe e pode estar tecendo algumas amarras para reeditar a aliança MDB-PSB que o reelegeu em 2014, tendo Daniel Pereira Como vice.

E, na política, é assim mesmo!

Quem quer vencer e alçar ao Poder tem de se antecipar, com os cuidados para não se expor demais antes da hora e, como diria o mineiro Tancredo Neves, lançar uma candidatura cedo demais e correr o risco de vê-la, como carne fresca exposta ao tempo, apodrecer e ser devorada pelos adversários.

Por isso, todos os pretendentes a um cargo político no ano que vem fazem movimentos milimetricamente calculados.

‘El Carecon’, como dia meu colega jornalista Carlos Sperança, pode ter farejado o potencial de Jesualdo e estar tentando costurar o acordo com os socialistas rondonienses para a embate de 2022.

Veremos!

Carlos Araújo, para www.expressaorondonia.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS