BRASIL – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou, às 19h30 (horário de Brasília) deste domingo, 7 de agosto, a aplicação regular da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2.

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O exame ocorreu em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

No primeiro turno, foram aplicadas as provas objetivas e, no segundo, as discursivas. As versões preliminares do gabarito da prova objetiva e do padrão de resposta da discursiva serão divulgadas na próxima quarta-feira, 10 de agosto.

No mesmo dia, inicia-se o período para interpor recursos. O prazo vai até o dia 16 deste mês. Em 13 de setembro, o Inep divulgará o resultado definitivo da prova objetiva e provisório da prova discursiva.

O período para interpor recurso referente à correção desta última vai até 19 de setembro. Já o resultado final será publicado no dia 7 de outubro, juntamente com os resultados definitivos.

O Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.

Deixe uma resposta