RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 4:50



RO, Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 4:50


“Ele ama o Brasil”, diz cunhado do jornalista desaparecido no Amazonas

“Ele ama o Brasil e dedicou sua carreira à cobertura da floresta amazônia”. Com essa frase o cunhado de Dom Phillips, jornalista britânico desaparecido na Amazônia desde 5 de junho, definiu o profissional. Colaborador do periódico britânico The Guardian, Phillips, de 57 anos, mora no Brasil desde 2007. Ele sumiu junto com o indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Araújo Pereira durante um trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas.

Os dois estavam se deslocando para encontrar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da Funai no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas.

Segundo informações publicadas pelo britânico The Guardian, Phillips está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com o apoio da Fundação Alicia Patterson.

- Advertisement -



O jornalista mora em Salvador, de onde escreve reportagens sobre o Brasil há mais de 15 anos para os jornais Washington Post, New York Times e Financial Times, além do próprio Guardian.

A Polícia Federal do Amazonas informou sexta-feira (10) que as equipes de busca que trabalham para localizar o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips encontraram “material orgânico aparentemente humano” na embarcação do pescador Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “Pelado”, no porto de Atalaia do Norte, cidade onde eles eram esperados.

Pereira e Phillips partiram da comunidade ribeirinha de São Rafael por volta das 6h da manhã do último domingo (5), em uma lancha que os levaria a Atalaia do Norte. A viagem duraria cerca de duas horas, mas eles não foram vistos no local de destino.

[France Press e O Tempo, de Belo Horizonte. Foto: AFP – Montezuma Cruz].






Outros destaques


+ NOTÍCIAS