RO, Domingo, 14 de abril de 2024, às 1:23



RO, Domingo, 14 de abril de 2024, às 1:23


E-book “Caminhos da Produção Agroflorestal da Amazônia” está disponível em plataforma digital

O segundo volume do e-book “Caminhos da Produção Agroflorestal da Amazônia”, com foco em Rondônia, encontra-se disponível em uma plataforma digital. A compilação, representa um marco significativo no caminho para a sustentabilidade e inovação tecnológica na região Amazônica. Reunindo um registro amplo de participantes, desde especialistas e pesquisadores até representantes do setor produtivo.

A Fundação Rondônia de Amparo a Pesquisa (Fapero), desempenhou um papel crucial não apenas como uma das patrocinadoras do evento, mas na promoção e fomento da pesquisa científica em Rondônia. A parceria com a Fapero, evidencia o compromisso que o Governo do Estado tem com a ciência e produção de conhecimento, sobretudo, no fomento de ações que evidenciam esse compromisso, pilar para o progresso socioeconômico, e destacando a importância de um suporte contínuo e estratégico à comunidade científica em Rondônia.

O evento se destacou pelo “Dia do P&D do Cacau”, proporcionando uma plataforma para o setor produtivo conhecer as pesquisas e inovações das instituições de ciência e tecnologia da região, além de discutir demandas e desafios. Foram realizados também, seis workshops temáticos, abrangendo as cadeias de produção do açaí, cacau, cafeeiros robustas amazônicos, castanha-da-amazônia, cadeia do leite e serviços agro ecossistêmicos, fomentando a troca de conhecimentos e experiências.

- Advertisement -



INCENTIVO À PESQUISA

A obra é uma oportunidade para que acadêmicos, profissionais e entusiastas do setor agrícola e ambiental possam se atualizar e inspirar nas iniciativas que estão definindo um caminho sustentável para a agricultura na região Amazônica.

A obra teve o incentivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec) e Fundação Rondônia de Amparo a Pesquisa (Fapero), e contou com a iniciativa da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e a realização conjunta da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

A apresentação do trabalho tem o apoio ainda, de instituições, incluindo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ecoporé, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Invest Rondônia, Centro de Estudos Rioterra, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RO) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), reforçando o espírito de colaboração em prol da inovação agroflorestal.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS