RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 2:29



RO, Segunda-feira, 06 de maio de 2024, às 2:29



Doutores da Amazônia realizam quase 3 mil atendimentos e procedimentos em terras indígenas Karitiana, em Rondônia

RONDÔNIA – A organização Doutores da Amazônia realizou, recentemente, 2.899 atendimentos e procedimentos, exames e encaminhamentos em terras indígenas Karitiana, em Rondônia. A ação foi realizada com diversas especialidades como medicina, odontologia, enfermagem, psicologia e fisioterapia. As atividades desafogam a fila de espera dos municípios e levam saúde de qualidade para lugares antes muito distantes.

A ação, realizada em parceria com a United States Agency For International Development (USAID), Dsei Porto Velho, FUNAI, Ministério Público Federal, Exército e outros parceiros, também incluiu capacitação de agentes de saúde indígena, testagem em massa, orientação e acompanhamento das sequelas da Covid.

O presidente da Doutores da Amazônia, Dr. Caio Eduardo Machado, destaca a importância de ter um olhar acompanhado com atitudes para seres humanos que vivem em situação de vulnerabilidade. Ele acredita que essas técnicas podem ser replicadas em todas as regiões de Rondônia e do país. “Com essas iniciativas, os Doutores da Amazônia mostram que é possível levar atendimentos especializados para qualquer região do país, aliando tecnologia de ponta com sensibilidade e empatia pelos povos que mais precisam”, disse.

A organização contribui para a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas e para a preservação da Amazônia, mostrando que é possível conciliar desenvolvimento e respeito pela natureza e pelas comunidades tradicionais. “A iniciativa também contribuiu para a preservação da Amazônia, que com a saúde em desenvolvimento nessas regiões, a parcela contra o desmatamento e a preservação da floresta se torna muito grande”, ressalta Caio.

A ONG iniciou atendimentos em Rondônia em 2015, de lá pra cá o projeto cresceu e se expandiu chegando aos estados do Amazonas e Mato Grosso com mais de 63 povos indígenas atendidos. Ao todo, cerca de 600 voluntários já participaram. “Nosso carinho pelo estado e pelo povo de Rondônia é imenso. Minha luta por esse estado vai ser eterna, muita admiração e respeito. Me considero com muito orgulho rondoniense”, completa o presidente da Doutores da Amazônia.


Telemedicina

Em uma iniciativa pioneira, a organização Doutores da Amazônia também já realizou atendimentos médicos por telemedicina em aldeias indígenas na Região Amazônica. O projeto iniciou na pandemia. Com a instalação de pontos de internet nas aldeias e a capacitação de agentes de saúde indígena, a equipe conseguiu levar atendimentos especializados para diversas regiões.




+ NOTÍCIAS


Exposição desnuda o cotidiano das mães atípicas empreendedoras

PORTO VELHO - O diagnóstico muda a vida de uma mãe atípica, que passa a se dedicar ao filho com deficiência em tempo integral....

Aparelhamento ideológico: No Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o...

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Seis milhões de seres humanos assassinados, trucidados, tratados como gado, mortos de fome, jogados em câmeras de gás, seus corpos queimados...

+Notícias