RO, Domingo, 05 de maio de 2024, às 13:46



RO, Domingo, 05 de maio de 2024, às 13:46


DESUMANIDADE VERGONHOSA – Vídeo mostra que no João Paulo 2º o fundo do poço é o andar de cima

Os profissionais e demais servidores fazem o que podem para atender da melhor maneira possível

PORTO VELHO – Pacientes espalhados pelos corredores, internados sobre macas, (mal) acomodados em colchonetes no chão, outros em cadeiras de descanso, alguns tomando soro em pé mesmo, enfim, o quadro relatado faz parte de um vídeo gravado esta semana por um paciente e revela o caos total que tomou conta do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II em função da superlotação da unidade.

Os profissionais e demais servidores fazem o que podem para atender da melhor maneira possível, se é que dá para definir desta forma o atropelo e as improvisações que são obrigados a fazer em determinadas circunstâncias.

- Advertisement -



Ao assistir o vídeo, que circula nas redes sociais, a impressão é de que o drama vivido pelos pacientes não tem como piorar.

Mas olhando pelo retrovisor do tempo pode-se constatar que que quando se trata de saúde pública e, sobretudo, do João Paulo II, o fundo do poço pode ser o andar de cima.

Do jeito que está, dificilmente a unidade passaria incólume por uma inspeção conjunta do Conselho Regional de Medicina (Cremero) e a Promotoria da Saúde do Ministério Público. Enquanto a construção do novo Hospítal de Urgência e Emergência não passa de falácia para rechear discursos políticos, algo precisa ser feito imediatamente. Vamos acompanhar.

Sesau demora quase 2 dias parta se manifestar

Depois de dois dias após ser confrontada com essas imagens, a secretaria de estadual de Saúde emitiu uma nota informando que uma força tarefa está sendo realizada para a transferência de pacientes do pronto socorro João Paulo ll. O Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar – Samd já iniciou as avaliações de pacientes que possuem indicações médicas para o deslocamento ou que estão aptos para a desospitalização na Unidade.

A pasta enfatiza que está tomando todas as medidas necessárias para a resolução do desafogamento do Pronto Socorro. Atualmente, a Unidade recebe para atendimento em média mais de 115 pessoas diariamente, destas, 50 evoluem para internação hospitalar, procedentes de todos os municípios do Estado. O primeiro atendimento é realizado pela equipe multiprofissional, para assim que possível, realizar o encaminhamento para leitos dos Hospital de Base Ary Pinheiro e Hospital Retaguarda.

Nos colocamos à disposição.

www.expressaorondonia.com.br






Outros destaques


+ NOTÍCIAS