PORTO VELHO – Em visita à Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), a deputada estadual Ieda Chaves (UB-Porto Velho), se inteirou sobre as áreas de atuação da entidade na defesa dos interesses da indústria rondoniense, junto com seus braços sociais e operacionais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi)  e IEL, Instituto Euvaldo Lodi. O presidente da entidade, Marcelo Thomé, fez uma apresentação a parlamentar, para demonstrar as oportunidades de parceria com o poder público sob a ótica da indústria.

Em números, o presidente da Fiero demonstrou a base industrial local, que atualmente responde por 19% do PIB de Rondônia. Hoje, os principais setores industriais estão concentrados nas atividades de serviços e utilidade pública (energia, água e outros), construção, alimentos, madeira e minerais não metálicos. Em números de exportação, o estado se destaca pela transação de grãos (soja e milho), carne, minério e madeira. O estado é o 5º maior exportador de carne bovina do país. Os maiores parceiros comerciais neste segmento são China, Espanha e Holanda.

Marcelo Thomé esclareceu os serviços prestados pelo Sesi, em educação, saúde, segurança no trabalho e promoção de qualidade de vida. Na educação, destacou que o Sesi foi o pioneiro no Estado na implantação do Novo Ensino Médio, que associa o ensino regular à formação técnica. Ieda Chaves informou que “neste ponto, o Sesi pode contribuir muito para a adequação da grade curricular das escolas públicas”, ressalta.

O Senai, além da educação profissional, expandiu ofertas para o Ensino Superior, e dispõe de programas como o ‘Senai Vai Até Você’, em que há a possibilidade de ministrar cursos em qualquer localidade, sem a necessidade do deslocamento dos alunos até as unidades físicas. Também conta com consultorias no campo da inovação e tecnologia.

Para dar mais subsídios à pauta desenvolvimentista da deputada quanto à contribuição da Fiero para Rondônia, o presidente explanou de forma sucinta sobre o Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI), idealizado sob a ótica de seis pilares (micrologia de transporte, desenvolvimento industrial, matriz energética, telecomunicações e tecnologia da informação, capacitação de capital humano e segurança hídrica), e entregou os cadernos setoriais, realizado pela prefeitura da Capital, que se trata de um estudo dividido em 8 temas que mostram as oportunidades econômicas de Porto Velho e do Estado, com foco no desenvolvimento sustentável.

A reunião contou com a participação do superintendente do Sesi-IEL e diretor-regional do Senai, Alex Santiago e do superintendente da Fiero, Gilberto Baptista.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta