RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 5:21



RO, Sábado, 18 de maio de 2024, às 5:21


Avião com brasileiros resgatados da Faixa de Gaza chega ao Brasil nesta segunda-feira

Grupo que estava na zona de conflito no Oriente Médio já está no Egito, de onde aeronave presidencial vai partir

BRASÍLIA – A aeronave com os 32 brasileiros e familiares próximos que saíram da Faixa de Gaza, zona de conflito onde o confronto entre Israel e o grupo terrorista Hamas é mais intenso, tem previsão de pouso no Brasil às 23h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira, 13. A expectativa é que o avião decole do Cairo, capital do Egito, às 6h50 (horário de Brasília) de segunda, 13. Os passageiros já estão na capital do país africano.

A aeronave, cedida pela Presidência da República, deve fazer três paradas técnicas antes de chegar à Base Aérea de Brasília — Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha; e na Base Aérea do Recife.

- Advertisement -



O avião está no Cairo à espera dos brasileiros desde 18 de outubro. O grupo a ser repatriado é composto de 22 brasileiros e 10 parentes palestinos, dos quais sete têm o registro nacional migratório. Entre as 32 pessoas, há 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens.

Os brasileiros e familiares foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza, pela cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, nas primeiras horas deste domingo (12), no horário de Brasília. Da primeira relação, com 34 nomes, houve duas desistências.

Quase metade dos brasileiros que conseguiram cruzar a fronteira de Gaza com o Egito vai para uma cidade do interior de São Paulo, ainda não divulgada, dois dias após desembarcarem em Brasília (DF) — assista ao vídeo abaixo.

O grupo estava dividido em duas cidades ao sul de Gaza — Rafah e Khan Younis, desde 14 de outubro. Rafah fica na fronteira do Egito com Gaza e é por onde passam os caminhões com ajuda humanitária. Nela, pelo menos 18 pessoas aguardavam repatriação: nove crianças, cinco mulheres e quatro homens.

Em Khan Younis, havia 16 pessoas à espera da repatriação para o Brasil: nove crianças, cinco mulheres e dois homens. O Itamaraty alugou uma casa na cidade para hospedá-los até que a passagem de Rafah fosse aberta.

Após a autorização de trânsito pelo Egito, o grupo de brasileiros e seus familiares serão transportados do posto de Rafah até o aeroporto do Cairo. O transporte será feito de ônibus, identificado como do Brasil, e terá apoio do corpo diplomático brasileiro no Egito.

Será o 10º voo de repatriação do governo federal, na operação feita em parceria entre os ministérios das Relações Exteriores e da Defesa e a Força Aérea Brasileira (FAB). A Operação Voltando em Paz, que usou três aviões da FAB e dois da Presidência, vai totalizar 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos, repatriados do Oriente Médio quando os brasileiros que estavam em Gaza chegarem.

Por: Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Fonte: r7.com






Outros destaques


+ NOTÍCIAS