PORTO VELHO – Bens e perícias. Essa conjugação mobiliza a engenharia em Porto Velho desde 2022 pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), cujo segmento na origem encontrava na Justiça de Estado seu principal foco de atuação.
Militando atualmente nos mercados imobiliário e financeiro, na consolidação patrimonial das empresas, nas arbitragens e em diversos outros segmentos da economia, o Ibape está mais presente em Rondônia.
Segundo o presidente da entidade, engenheiro florestal Joel Magalhães, na semana passada, dia 13, engenheiros filiados ouviram mais uma palestra no auditório master do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), a respeito dos meandros dos processos no Tribunais de Justiça estaduais e federais, referentes às ações de avaliações e perícias judiciais.
Coube ao professor engenheiro mecânico Frederico Cesarino, da Universidade Federal do Amazonas FAM, conselheiro do CREA daquele estado dar mais explicações e anunciar novidades aos associados do Ibape-RO.
“Foi muito proveitosa a palestra da qual participaram filiados ao Ibape-RO, CRECI-RO, CAU-RO e CREA-RO, e acadêmicos do último período do curso de engenharia civil do IFRO; todos receberam certificados de participação”, comentou o presidente do Ibape-RO, Joel Magalhães.
Fundado em 1957, o Ibape é uma entidade federativa nacional de caráter técnico com um destacado histórico institucional construído através de ações pioneiras intimamente ligadas ao desenvolvimento das atividades dos profissionais da engenharia e da arquitetura atuantes nos campos das avaliações de bens e das perícias.
Ainda conforme Magalhães, a perícia em engenharia tem alta importância para o setor e para o mercado em geral. “Nos processos em que as provas documentais são insuficientes para esclarecer o caso, é a prova pericial que conduz a decisão jurídica”, ele explicou.
EXPRESSÃO RONDÔNIA