PORTO VELHO – Dizer que a educação é transformadora, mola de ascensão social pode soar clichê, mas há exemplos impossíveis de não se ver com, um olhar diferente, tal o exemplo da técnica em mecânica de refrigeração Jossineide Viana Oliveira, que passou a ver o mundo por outra perspectiva, a partir do momento que tomou a decisão de fazer um curso técnico no Senai (Serviço Nacional de aprendizagem Industrial), atuando em Rondônia há mais de 60 anos. Atualmente, além de atuar como instrutora da área de refrigeração da escola Senai, em Porto Velho, Jossineide é empresária no segmento. Ela ressalta que sua vida está dividida em duas fases, antes e depois do Senai.

“Foi no Senai que tive a oportunidade de entrar no mercado de trabalho e com uma bagagem tecnológica invejável”, afirma a técnica em refrigeração Jossineide Viana, que foi aluna e em 1996 e participou do Torneio de Formação Profissional – agora, Olimpíada do Conhecimento – quando conquistou o terceiro lugar na ocupação Mecânica de Refrigeração, que a habilitou para participar da etapa nacional.

Em 2001, Jossineide participou, já como instrutora de Refrigeração, da edição realizada em Brasília. Já em 2008, esteve em Porto Alegre como chefe de equipe e em 2010, como avaliadora, na Olimpíada do Conhecimento realizada no Rio de Janeiro.

Jossineide lembra que a oportunidade de trabalhar no próprio Senai veio logo a após a competição. “Tínhamos apenas um instrutor e como ele era um multiplicador da Região Norte, existia a necessidade de docente para trabalhar exclusivamente com refrigeração em Rondônia. O Departamento Regional me enviou a Minas Gerais, onde participei de um curso técnico com duração de dois anos. Com toda essa experiência e aprendizado adquiridos, não canso de confirmar a importância do Senai na minha vida”.

Sobre suas expectativas, Jossineide frisou que se empenha objetivando crescer junto com a instituição, em conhecimento tecnológico contribuindo para um mercado cada vez mais competitivo para assim oferecer a Indústria do estado mão de obra qualificada.

Segundo Jossineide, optar pelo curso de Mecânica de Refrigeração, foi a melhor escolha que Deus fez para sua vida, mesmo em meio as adversidades que aconteceram e acontecem até hoje na sua caminhada profissional, ela se diz apaixonada pelo que faz e ama fazer parte do setor HVAC-R.

Jossineide, que também é empresária e dona de uma empresa de refrigeração, conta que sua rotina é gratificante. Passa o dia na empresa e a noite é hora de dar aula. “Transformar o setor de HVAC-R, é uma maneira de renovação e por isso dou o melhor de mim ao ministrar as disciplinas”, ponderou.

“Sou apaixonada pela educação profissional. Vejo que é a única forma de levar o nosso setor como referência para o mundo. O Brasil pode ter o investimento financeiro que for, mas se não tiver a educação profissional e o domínio da tecnologia, todo esse investimento será jogado fora, sem contar que, a educação profissional que o Senai oferta transforma a vida de um indivíduo, de uma família, do setor de HVAC-R e de toda a sociedade; esse é o impacto que vejo quando recebo novos alunos em sala de aula”, afirmou a profissional.

“As indústrias de Rondônia e nos demais estados do Brasil, buscam o Senai para disseminarem o conhecimento técnico e tecnológico esperando assim que o mercado disponibilize profissionais treinados para o fornecimento de produtos e serviços de alto nível. “Hoje o Senai é uma instituição solicitada pela indústria local por oferecer um serviço de qualidade trabalhando à necessidade de cada setor. A Fiero e o Senai estão dentro das indústrias estreitando esse relacionamento, mercado de trabalho e indústria.

Atualmente a professora ministra as disciplinas de Mecânico de Aparelhos de Climatização, Refrigeração comercial, Refrigeração Industrial, Eletricidade Industrial para Refrigeração. Além das aulas, faz consultoria técnica nas empresas, elabora projetos para modernização e expansão contínua da área, faz planejamento de cursos, materiais didáticos e atua na coordenação técnica dos laboratórios da área de Refrigeração e Climatização.

“O segmento de refrigeração e climatização é excepcionalmente promissor e oferece inúmeras oportunidades de negócios e de carreira”, reitera Jossineide.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta