Lúcio Flávio Pinto

BELÉM – No dia 5, o presidente Lula foi a Recife lançar a nova versão da Farmácia Popular do Brasil, um programa criado em 2004, no primeiro mandato dele, para fornecer remédios gratuitos ou a preço menor para doenças que exigem tratamento permanente.

Desde então, a lista diminuiu e recentemente houve reajuste de mais de 400% no preço de remédios, como o Prolopa, para o Parkinson. Ainda assim, o valor ainda é bem menor do que o do produto vendido normalmente nas farmácias.

Mas desde o relançamento do programa, há cinco dias, a farmácia via internet está fora do ar. Ou estava, pelo menos, até o meio da manhã de hoje.

Nenhum comunicado oficial a respeito foi emitido e o assunto continua de fora da agenda da imprensa.

O QUE É

O Parkinsonismo é um distúrbio do movimento frequente, presente na Doença de Parkinson e em outras condições. Ele faz parte das síndromes extrapiramidais caracterizadas por acometimento no tálamo, cerebelo ou núcleos da base, componentes do sistema piramidal e motor do corpo.

Vamos entender melhor suas características e diferenciar suas etiologias.

Características

A Síndrome Parkinsoniana é caracterizada por 4 componentes: Acinesia, Rigidez, Tremor, e  Instabilidade postural.
O conhecimento desses componentes nos permite diferenciar possíveis diagnósticos diferenciais para Doença de Parkinson, além de permitir a identificação de outras causas reversíveis.

Acinesia
A acinesia é a principal responsável pelas marcha parkinsoniana e é definida como a pobreza e lentidão na realização dos movimentos voluntários. Ela ocorre com pequenos passos, pés arrastados, perda do movimento de membros superiores durante a deambulação, hesitações no início da execução ou interrupções. Algumas características relacionadas à acinesia são:

Incapacidade de sustentar movimentos repetitivos
Dificuldade em realizar movimentos simultâneos
Redução da expressão facial
Diminuição dos gestos corporais
Marcha em bloco
Redução da deglutição e sialorreia.

[Informações da Sanar Pós Graduação]

Deixe uma resposta