PORTO VELHO – Os médicos do serviço público de Rondônia anunciam uma greve geral a partir de segunda ou terça-feira, de acordo com o que a assembleia geral da categoria, reunida agora pela manhã, na frente do Hospital de Base, decidir. Em nota distribuída à imprensa, no início da manhã desta sexta-feira, o sindicato Médico de Rondônia (Simero) anunciou a paralisação e acusou o Governo de provocar uma ruptura nas negociação, na mesa de negociação permanente.

Desde às 8h30 da manhã desta sexta-feira, o simero mobilizou a categoria para uma assembleia geral em frente ao Hospital de Base. Nesta assembleia, a categoria deve aprovar ou não o indicativo de greve e comunicar o Governo do Estado. Mesmo se acontecer, a paralisação começará na segunda ou terça-feira.
Nesta quinta-feira, 28, o Simero realizou uma assembleia geral extraordinária em sua sede, reunindo médicos de todos os municípios, presencialmente e de forma virtual. O encontro teve como pauta principal a exposição da linha do tempo das negociações em busca de melhores condições de trabalho, que vinham sendo conduzidas ao longo dos meses.
Na ocasião, a diretoria apresentou de forma detalhada todos os esforços realizados para avançar no diálogo com o governo estadual, sempre pautados pela valorização profissional e pela melhoria da assistência prestada à população.

Entretanto, o episódio ocorrido na última segunda-feira, 25, durante a reunião da mesa estadual de negociação permanente (MENP), foi apontado como a ruptura definitiva no processo de negociação. Apesar da presença expressiva da categoria, o governo informou que não haverá propostas para a saúde e ainda sinalizou que, a partir de 2026, os investimentos no setor deverão ser reduzidos.
Diante desse cenário de descaso e falta de compromisso, os médicos deliberaram, por unanimidade, pela deflagração da greve. A decisão traduz a insatisfação generalizada da categoria, que considera a paralisação como a única alternativa para pressionar o governo a reconhecer a importância dos profissionais e a necessidade urgente de investimentos na saúde pública.
O Simero reitera que a mobilização tem como finalidade não apenas garantir a valorização da categoria médica, mas também defender o direito da população rondoniense a um sistema de saúde digno e de qualidade.
www.expressaorondonia.com.br, com informações da Assessoria









