RO, Terça-feira, 22 de abril de 2025, às 16:30






O DIA NA HISTÓRIA — Dia do obstetra

Lúcio de Albuquerque

PORTO VELHO — BOM DIA 12.4.25 — RONDÔNIA: 1925 – No cine Ypiranga (Guajará-Mirim) uma luta greco-romana entre o brasileiro Domingos Souza, que venceu por nocaute o turco J. Salin. 1949 – O governador Araújo Lima instala um “Jardim da Infância” em Porto Velho. 1953 – Recebido pelo presidente Getúlio Vargas, o governador Jesus Hosana expos a situação do Território e a necessidade de incentivo à economia do Guaporé.

1955 – Comerciantes criam em Porto Velho o jornal “O Guaporé”, o 2º com esse título – o 1º foi em 1947 pelo governador Joaquim Rondon, funcionou até julho de 1948.
1982 – “Fiz 3 promessas ao assumir, e 2 estão em obras finais, a hidrelétrica de Samuel e o asfalto da BR. A outra, em estruturação, o Estado”, disse a jornalistas o governador Jorge Teixeira.
1986 – O governador Ângelo Angelin preside a abertura do Encontro de Presidentes de Tribunais de Contas, como parte da inauguração do TCE rondoniense.
1990 – Centenas de funcionários estaduais tentaram invadir a agência Beron na 7 de Setembro, ao saberem que não receberiam salários atrasados, sendo contidos pela Polícia Militar.

HOJE É

• Dia do obstetra. Dia internacional do voo espacial tripulado. Dia Nacional do Humorista.
• Católicos celebram São Zenão, São Júlio I, São José Moscati.

BRASIL

1931 – Nasce Chico Anysio (m. 2012), ator, diretor, compositor, escritor e nhumorista. 1863 —Nasce Raul Pompeia (m. 1895), escritor, livro principal “O Ateneu”.

MUNDO

1961 – O russo Yuri Gagarin (1934-1968) é o 1º homem a fazer uma viagem espacial. 1671 — Canonizada Santa Rosa de Lima, a primeira santa nascida na América.

FOTO DO DIA

F. Acadêmicos da Acler Abnael Machado e Yeda Borzacov

YARAS DO RIO MADEIRA

Em “Yaras do Rio Madeira” (*), o professor e historiador Abnael Machado de Lima (PVh 1932/PVh 2019) cita duas personagens femininas na mitologia, a mundial (sereia) e a amazônica (yara ou mãe d’água), “com idênticas magias, encantos, poderes e seduções, mas fisicamente diferentes.”

Abnael destaca a presença de “Yara” no Rio Madeira, imputando-lhes sumiço de banhistas e pescadores na antiga cachoeira de Santo Antônio. Um caribenho, trabalhador da construção da EFMM, narrou ter visto uma Yara, uma noite na cachoeira, sentada sobre uma rocha, cantando”.

Conforme Abnael duas eram vistas na foz do Rio Jamari. Uma em meio a um círculo de botos, cujo bailado a divertiam. A outra aparecia sentada num dos galhos de árvores das margens do rio, cercada por multicoloridas luzes.
Em Carapanatuba (médio Madeira), moradores dizem morar uma Yara, de cabelos brancos.

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/abnael-machado/yaras-do-rio-madeira-por-abnael-machado

Lúcio Albuquerque — 69 99910 9325


Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS