
PORTO VELHO – BOM DIA, 02 DE FEVEREIRO DE 2024! RONDÔNIA: 1949 – O diretor dos Correios em Guajará-Mirim censurou, sem outra explicação, matérias enviadas daquela cidade, por jornalista enviado pela agência Meridional (RJ). 1955 – O governador Paulo Nunes Leal vai ao Rio de Janeiro tentar liberar recursos para obras no Território, e a Belém, saber da participação do Guaporé no Plano de Valorização da Amazônia. 1960 – O presidente JK anuncia a construção de uma rodovia ligando Brasília a Rio Branco, a BR-29, mais tarde BR-364.
1983 – Os deputados membros da Assembleia Estadual Constituinte realizam sua 1ª sessão.
1989 – Primeiro deputado nascido em Porto Velho a assumir a presidência da Assembleia, Osvaldo Piana pregou a união dos Poderes do Estado e a interiorização da ação do Poder.
HOJE É
• Dia de Iemanjá (religiões da umbanda e do candomblé). Dia do Agente Fiscal. Dia Mundial das Zonas Úmidas.
• Católicos celebram Festa da Apresentação do Senhor (data móvel) Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora das Candeias, Santa Catarina de Ricci, São Nicolau Longobardi,
BRASIL
1892 — Inaugurado o Porto de Santos o principal porto brasileiro. 1893 — Começa a Revolução Federalista, a guerra civil na Região Sul do Brasil. 1987 – Morre Carlos José Castilho (n. 1927), o “são” Castilho, goleiro nas Copas do Mundo de 1950, 1954, 1958 e 1962.
MUNDO
1943 — II Guerra Mundial: Com a rendição do IX Exército alemão, acaba a Batalha de Stalingrado. 1941 – Morre James Joyce (n. 1882), mestre da literatura.
FOTO DO DIA
(Foto: 2º vice-presidente da Assembleia Constituinte, Ronaldo Aragão em 1986 foi eleito senador)
PODIAM FALAR, MAS NÃO LEGISLAR
Quarta-feira, 2 de fevereiro de 1983. Primeira sessão dos deputados estaduais da Assembleia rondoniense, mas que por um dispositivo da Lei 41, que criou o Estado, os impedia de cumprir um estatuto básico de qualquer legislador: Legislar.
No dia anterior os 24 deputados – todos homens, só na 2ª legislatura (1987/91) seriam eleitas duas mulheres, eles elegeram a Mesa Diretora, cabendo-lhes apenas a elaboração da primeira Constituição Estadual.
Compuseram a primeira Mesa os deputados Presidente: José de Abreu Bianco (PDS); 1º Vice: Zuza Marcolino (PDS); 2º Vice: Ronaldo Aragão (PMDB); 1º Secretário: Oswaldo Piana (PDS); 2º Secretário: Ângelo Angelim (PMDB); 3º Secretário: Walderedo Paiva (PDS) e 4º Secretário: Jerzy Badocha (PMDB).
A Assembleia só seria Legislativa quando promulgada a Constituição, em 6 de agosto. Na ocasião o ministro Abi-Ackel, representando o presidente João Figueiredo, disse: “Só agora o Estado tem sua certidão de nascimento (22.12.81) e sua certidão de Batismo” – a Constituição.
Lúcio Albuquerque — 69 99910 8325










