RO, Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 5:13



RO, Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 5:13


2020 foi um ano recorde de estresse, aponta pesquisa

BRASIL – Em 2020, o mundo estava mais triste, com mais raiva, mais preocupado e mais estressado do que nos últimos 15 anos. É o que diz um relatório global de emoções feito pela Gallup, empresa americana especializada em pesquisa de opinião, que rastreia anualmente experiências em mais de 100 países.

Segundo o relatório, quase 190 milhões de pessoas a mais se sentiram estressadas em 2020 — Foto: Unsplash

A pesquisa perguntou a 160 mil adultos em 115 países se eles tiveram cinco experiências negativas específicas no dia anterior. Quatro em cada 10 adultos disseram ter experimentado preocupação ou estresse (40%). Pouco menos de três em cada 10 experimentaram dor física (29%). Cerca de um em cada quatro experimentou tristeza (27%) ou raiva (24%).

O ano da pandemia foi o mais estressante dos últimos 15 anos. De 2019 para 2020, o aumento foi de 5% quando o assunto é estresse. Segundo o relatório, quase 190 milhões de pessoas a mais se sentiram estressadas em 2020.

“Emoções negativas generalizadas não são boas para nenhum país, muito menos para o mundo inteiro”, diz o relatório.

- Advertisement -



Quando o assunto é a pandemia:

  • Metade das pessoas disseram que ganharam menos por causa da Covid-19
  • 32% disseram que perderam o emprego
  • 80% das pessoas disseram que a Covid-19 as afetou de alguma forma

Segundo Jon Clifton, sócio-gerente global da Gallup, a pandemia não é a única culpada pelas emoções negativas no mundo. “Enquanto 2020 estabeleceu um recorde para emoções negativas, a tendência começou há quase 10 anos.”

Nem todos os países sentiram o estresse no mesmo grau, alerta o relatório. Ele variou de 66% no Peru (o que representa uma nova alta para o país) a 13% no Quirguistão, onde nos níveis de estresse têm sido historicamente baixos e permaneceram baixos.

O Iraque continua a liderar o mundo em experiências negativas. Os iraquianos lideraram o mundo em sentir dor, raiva e tristeza. Já Taiwan continuou com a pontuação mais baixa, assim como em 2019.

Experiência positiva permaneceu estável na pandemia

Apesar do aumento das emoções negativas, pessoas no mundo todo permaneceram resilientes na pandemia. Para verificar o índice de emoção positiva, a pesquisa fez perguntas sobre se sentir respeitado e bem descansado, fazer atividades interessantes ou agradáveis e sorrir e rir.

Os resultados mostraram que as pessoas conseguiram se manter estáveis em emoções positivas, apesar do impacto negativo da pandemia – com exceção de rir e sorrir.

“O mundo sorriu menos em 2020. A porcentagem das pessoas que disseram ter sorrido ou rido no dia anterior caiu de 75% para 70%, a menor medida que o estudo já registrou para essa questão”, diz o relatório.

El Salvador, que também teve uma das maiores pontuações em 2019, liderou o mundo em positividade, com índice de 82. Outros países latino-americanos, como Nicarágua, Paraguai e Colômbia também registraram pontuações altas.

Três países nórdicos – Islândia, Noruega e a Finlândia – também registraram altas pontuações. Os três estão entre os 10 primeiros no ranking mundial de felicidade.

 

 

 

 

 

Fonte: G1





Outros destaques


+ NOTÍCIAS