RO, Quinta-feira, 02 de maio de 2024, às 15:03



RO, Quinta-feira, 02 de maio de 2024, às 15:03


Vilhena: Prefeitura usa falcoaria, captura e mata mil pombos nas escolas

VILHENA – A prefeitura de Vilhena já está reiniciando a campanha de captura e prática de eutanásia em pombos instalados em prédios do municípios, usando para isso uma lei municipal, operação aplicada pela primeira vez ano passado, quando foram capturados mais de 1 mil animais que infestavam escolas públicas do município, além sujarem os ambientes que usavam e ameaçarem a saúde – o animal, presente em quase todas as cidades do mundo, é responsável por doenças que podem levar à morte de quem for infectado.

A captura é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através da falcoaria, técnica que tem mostrado ótimos resultados e resolveu problemas crônicos de muitos anos em unidades de ensino da cidade. Os pombos estavam em quadras esportivas, forros, telhados, muros e diversos prédios públicos vilhenenses.

O trabalho de falcoaria da Semma será realizado também na feira livre do Centro, no prédio do antigo “Verdurão” (onde em breve deverá ser a nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura), sendo que a secretaria de Meio Ambiente fará vistorias em todas as escolas municipais para identificar quais delas precisam do controle de pombos.

- Advertisement -



Os procedimentos de capturar e abater, através da eutanásia, são realizados segundo a resolução n° 1000 do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e a resolução n° 301 do Conselho Federal de Biologia (CFBio), que determinam os procedimentos a serem adotados.

 

 

 

 

Por Lúcio Albuquerque






Outros destaques


+ NOTÍCIAS