RO, Sábado, 26 de abril de 2025, às 15:45






Unir e Prefeitura iniciam entendimentos para instalação do hospital universitário na capital

Universidade e Prefeitura de Porto Velho anunciam parceria. Governo do Estado e parlamentares são partes dos esforços

PORTO VELHO – O que um ex-promotor da Saúde por 16 anos que depois foi prefeito durante dois mandatos (oito anos) nunca sequer tentou fazer para melhorar o atendimento ao sofrido povo pobre de Porto Velho pode sair do papel em breve, numa conjugação de esforços da Prefeitura, Universidade Federal, Governo do Estado e Bancada Federal: um hospital universitário para ampliar e melhorar o atendimento ao público, além de robustecer a formação dos profissionais de saúde entregues ao mercado pela Unir.

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Prefeitura de Porto Velho confirmaram durante entrevista coletiva, realizada na manhã da quinta-feira, dia 27, uma parceria para avançar no objetivo de ter instalado o Hospital Universitário da Unir, HU- Unir. Como destacado pela reitora, professora Marília Pimentel, durante a entrevista, o HU será principalmente um espaço voltado para a formação de profissionais de saúde, mas também será mais um espaço para atender a população da Capital e de Rondônia, com gestão e serviços de alta qualidade. “Nosso objetivo é envolver todos os gestores públicos em um grande esforço para tornar realidade o que já é uma necessidade não apenas da Unir, mas do setor de saúde e da população de Rondônia. Hoje a prefeitura assumiu o compromisso de estar junto nesta empreitada, e seguimos nesta grande articulação para que o HU esteja à disposição de nossos alunos e da sociedade o mais breve possível”, disse a reitora.

Na coletiva estavam também presentes a professora Rosa Almeida, que coordena a comissão da Unir para implementação do HU, além dos professores Andonai Krause, diretor do núcleo de Saúde, o chefe do departamento de Medicina, professor José Carlos Coutinho, e a professora Edilene Macedo, chefe do departamento de Enfermagem, além do deputado federal Fernando Máximo, e do secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola.

O prefeito Léo Moraes confirmou que a prefeitura está à disposição para realizar a aquisição de uma estrutura hospitalar já existente, e então realizar a doação à Unir para que seja implementado o HU. Segundo o prefeito, “Porto Velho precisa de mais esforços pela saúde, e o município tem condições de fazer a aquisição, com o apoio da bancada federal do Estado. E a Unir tem os meios de garantir o custeio para manutenção do atendimento e funcionamento do hospital, por isso estamos juntos e avançando para tornar tudo isso realidade”.

Esforços conjuntos – As tratativas para a instalação do HU da Unir foram intensificadas em 2024, quando uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Ebserh, esteve em Porto Velho e visitou hospitais. Após isso, novas reuniões foram realizadas entre a Unir, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, tanto com o prefeito Léo Moraes e o secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, como com o secretário estadual de Saúde, Jefferson Rocha, e parlamentares estaduais e federais. “Estamos em constante diálogo com todos os nossos gestores e representantes, e certamente o esforço de todos é crescente para que tenhamos um novo e moderno hospital em Rondônia”, afirmou a reitora Marília Pimentel.

Na avaliação da Ebserh, a viabilidade da implementação do HU aumenta com a doação a Unir de um hospital já existente, que será então reformado para se tornar o Hospital Universitário. Uma nova visita técnica para avaliação de plantas e estruturas de hospitais de Porto Velho está prevista para acontecer neste mês de março, e serão analisadas outras unidades que podem ser repassadas à Unir. O secretário de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, confirmou que a prefeitura de Porto Velho está pronta para fazer a aquisição de um hospital particular, uma vez que haja a indicação pela Ebserh. “Temos as condições e o apoio de nossos deputados e senadores para fazer esta compra e a sua disponibilização, por doação, à Unir, que então, junto com a Ebserh, será responsável pelo custeio da gestão e operacionalização do novo hospital”, disse o secretário.

Os valores necessários para manutenção do HU serão provenientes dos recursos destinados à área da Saúde do Governo Federal, mas também haverá custeio proveniente da Educação, além de participação do Governo Estadual e do Município.

“O HU vai oferecer mais qualidade na formação de nossos profissionais de saúde e poderá ser um espaço de ensino não só da Unir, mas também de outras escolas de saúde de Rondônia. Vai ser também um local de produção de conhecimento na área e um avanço na qualidade do atendimento. Por isso, a Unir está no papel de agregadora dos esforços somados dos nossos senadores, deputados, da Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal, com a Ebserh e a própria Unir, a fim de alcançar o objetivo final que é ter mais qualidade de ensino e melhores serviços de saúde à população”, finaliza a reitora Marília Pimentel.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Unir

Dê um duplo clique no vídeo para ativar/desativar o áudio.



spot_img


+ Notícias



+ NOTÍCIAS