segunda-feira 14 junho 2021 - 01:43
23 C
Porto Velho

segunda-feira 14 junho 2021

UniFacimed realiza “Gincana do Bem” para aumentar estoque de sangue na Fhemeron

A ação faz parte do projeto “Meu Sangue, Seu Sangue”. Cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas.

CACOAL – Em meio aos constantes alertas emitidos pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) sobre o baixo estoque de sangue, o Centro Universitário UniFacimed, promove a Gincana do Bem. A ação, que faz parte da campanha “Meu Sangue, Seu Sangue”, realizada por meio do curso de Medicina da Instituição. 

A atividade está reunindo os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário, dentro da disciplina de Interação Comunitária, para coletar o maior número possível de bolsas de sangue em Cacoal. O objetivo é auxiliar o Fhemeron a reabastecer o seu estoque. “A doação de sangue é uma ação de saúde ao alcance da maioria dos cidadãos, além da formação de qualidade nós também incentivamos o acadêmico a prática social, principalmente nesta época de pandemia, tomamos a consciência de que, qualquer um de nós ou dos nossos poderá precisar do sangue, componente vital para nossa sobrevivência”, destacou a Coordenadora Pedagógica do curso de Medicina do UniFacimed, Janice Santana Segura.

De acordo com a estudante de Medicina Rosângela Silva Heinzen, até o dia 21 de maio, o doador que for até a Fhemeron de Cacoal doar sangue e preencher uma ficha mágica terá o direito a concorrer à vários prêmios, caso a turma que ele estiver representando seja vencedora da competição. “A Instituição nos incentivou a participar desta ação linda. Toda essa experiência abriu meus olhos para uma realidade nova e muito incrível. Tenho certeza de que meu futuro como médica será bem melhor depois de tudo isso”, acrescentou Heinzen.

A acadêmica Ana Cristina Oliveira ressalta que os estudantes puderam perceber como é difícil conseguir doadores voluntários de sangue, especialmente nessa época de pandemia. “O intuito inicial da ação, era sim conseguir captar o máximo de bolsas de sangue para o Hemocentro de Cacoal, porém, eu estou indo além, o projeto conseguiu me transformar, acredito que poderá proporcionar essa mudança em mais pessoas que toparem participar”, contou uma das idealizadoras e organizadoras da ação.

Segundo informações do Hemocentro, o maior desafio enfrentado é manter um estoque de qualidade necessária para atender a demanda, já que o banco de sangue da cidade atende todo o Complexo Hospitalar, com 32 municípios e Hospitais particulares (Pimenta Bueno e Espigão do Oeste).  “Os projetos dos acadêmicos são de suma importância e valor, pois realizam a captação de doadores, somando cada dia mais e elevando o número de estoque, e assim conseguimos atender melhor às necessidades de transfusões”, explicou Alessandra Valéria de Araújo Souza, responsável pela captação de doadores de sangue da Fhemeron.

A Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal fica localizada na Avenida Malaquita, s/nº, no Bairro Josino Brito, ao lado do Hospital Regional. O doador que não tiver condições de ir até a Fhemeron, pode solicitar o motorista da fundação sempre um dia antes da doação, pelo telefone (69) 3441-0823. Os doadores também têm a comodidade de agendar a doação pelo aplicativo, Sangue Amigo.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/UniFacimed

Outras notícias