RO, Terça-feira, 14 de maio de 2024, às 10:26



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Um “Jornal Pessoal” cabano faz parte da exposição Atos de revolta

LÚCIO FLÁVIO PINTO

Hoje à noite acontece o coquetel de pré-lançamento da exposição Atos de revolta – Outros imaginários sobre a independência, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, aberta ao público até fevereiro. Do conjunto de peças faz parte uma edição extra do Jornal Pessoal sobre a cabanagem.

A minha edição registrou os 150 anos da revolta, em 2018. Passados quatro anos, Giseli Vasconcelos, de Nova York, e Pedro Victor Brandão, por iniciativa própria, decidiram recriar a edição, contando para isso com uma equipe especializada, voluntários na criação de uma obra que transcende e aperfeiçoa o original.

O texto de Giseli Vasconcelos e Pedro Victor Brandão ?

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Esta edição extraordinária do Jornal Pessoal, de Lúcio Flávio Pinto, faz parte do conjunto de trabalhos Nheenga Cabana, desenvolvido por nós, Giseli Vasconcelos e Pedro Victor Brandão, como parte da exposição Atos de revolta: outros imaginários sobre independência, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023.

A exposição oportuniza o bicentenário da Independência do Brasil para repensar este processo histórico a partir de levantes, motins e insurreições durante o Primeiro e Segundo Reinado e o período regencial.

Em um contexto de atualizações, escolhemos mergulhar nos escritos de Lúcio Flávio Pinto sobre a Revolução da Cabanagem, especificamente os artigos publicados no blog https://cabanagem180.wordpress.com  que desde 2014 funciona como um repositório de informações, documentos, referências e bibliografias sobre uma revolta violenta, que resultou em algo raro no país: o povo no poder.

Um arquivo valioso que em parte vemos republicado aqui. Trazer este conteúdo em forma impressa e com distribuição gratuita, presta uma homenagem à história do Jornal Pessoal e sua importância na trajetória das publicações investigativas independentes no Brasil. Este jornal, criado por Lúcio Flávio Pinto, sobreviveu corajosamente por mais de 3 décadas, com análises e perspectivas que explicam situações difíceis de compreender sobre a região, desmitificando a visão exótica, e destacando os reveses e a dimensão do desenvolvimento histórico da Amazônia.

Selecionamos artigos em quatro eixos: introdução, cronologias, bibliografias comentadas em profundidade seguida da apresentação de personagens, ilustres e anônimos. As imagens incluídas nesta edição e também as que estão impressas em grande formato na exposição foram todas geradas com tecnologia recente em que modelos de aprendizado de máquina, através de inteligência artificial, criam interpretações visuais de alta complexidade a partir de descrições de texto (prompts) em linguagem natural como o português, o inglês ou o nheengatu (língua hegemônica amazônica durante o período da Cabanagem).

Nós trabalhamos com as ferramentas DALL-E 2, MidJourney e Stable Diffusion, todas em sua fase de pré-lançamento (beta) disponibilizadas a partir de modelos treinados com centenas de milhões de imagens em conjunto com suas descrições de conteúdo e metadados. As entradas de texto com as quais (co)criamos os arquivos com essas máquinas têm sua origem nos próprios textos de Lúcio, e serviram de matriz para a geração de imagens.

Ao longo desta edição, frases e termos sinalizados no texto indicam que estes trechos foram utilizados para a criação de prompts. E, nas legendas das imagens, estão algumas das descrições alimentadas nas ferramentas geradoras. Buscamos colocar à prova os eventos ao redor da Cabanagem para criar uma contação de história visual, e porque não, surreal, como nos remete à região em que a revolta ocorre. Uma Amazônia que não era Brasil.

Extraímos imagens inéditas dando um sentido oracular e simultaneamente, testando os limites, os perigos, os vieses e as qualidades interpretativas destas tecnologias que estão requalificando o estatuto da imagem contemporânea em novas relações entre pessoas e máquinas. Esta publicação também estará disponível em formato digital considerando diálogos com Lúcio em que identificamos a necessidade de hospedar o arquivo de forma permanente na internet.
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EXPEDIENTE
JORNAL PESSOAL EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA REDAÇÃO: Lúcio Flávio Pinto EDIÇÃO: Giseli Vasconcelos, Thais Medeiros e Pedro Victor Brandão LEITURA DE PROVA: Thais Medeiros DESIGN E DIAGRAMAÇÃO: Tatiana Podlubny DESENVOLVIMENTO WEB: Vitor Butkus IMPRESSÃO: Gráfica Rotativa TIRAGEM: 5.000 cópias
AGRADECIMENTOS: Marilene Pantoja, Natalie Summers, Luiz Pinto, Vanessa Vasconcelos e família Vasconcelos.
Nheenga Cabana é uma série de obras de Giseli Vasconcelos e Pedro Victor Brandão comissionadas para a exposição Atos de revolta: outros imaginários sobre independência, uma curadoria de Beatriz Lemos, Keyna Eleison, Pablo Lafuente e Thiago de Paula Souza, para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro entre setembro 2022 a fevereiro de 2023.





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