PORTO VELHO – A cidade de Porto Velho está comemorando mais um aniversário neste 2 de outubro. Em 2022, a capital de Rondônia completando 108 anos e, como forma de homenagear a cidade que nasceu às margens do rio Madeira, em um ponto equidistante do Sul do Estado do Amazonas, depois anexada a uma parte da área do Mato Grosso para criação do território federal do Guaporé, depois Rondônia. É uma enorme área territorial abundante em riquezas naturais.

Capital brasileira com maior área territorial

Porto Velho é a capital brasileira com maior área territorial: são 34.090,952 km², de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE. A área abriga cerca de 549 mil habitantes (IBGE 2020), sendo o município mais populoso de Rondônia e o terceiro mais populoso da Região Norte, atrás apenas de Manaus e Belém.

Além disso, dado seu tamanho e sua localização geográfica, a cidade é rica em belezas naturais, entre rios, florestas e balneários, que constituem os melhores pontos turísticos de Porto Velho.

Sua formação se deu pela Madeira-Mamoré Railway Company

A história da cidade de Porto Velho também rende curiosidades. Sua formação teve início em 1907, em razão da construção da estrada de ferro da empresa Madeira-Mamoré Railway Company, que viria a cruzar o município.

A linha foi usada para transportar a borracha produzida na região amazônica até os portos, superando um trecho encachoeirado do Rio Madeira que complicava o traslado de cargas por lá. A obra foi uma promessa do Brasil à Bolívia no Tratado de Petrópolis, em troca da anexação do território do Acre. A ferrovia também era de grande interesse dos americanos e dos ingleses, que financiaram boa parte dos custos.

A partir da instituição da linha férrea, os povoados foram se aglutinando ao redor da estrada e, assim, formando a cidade. O que nos leva à próxima curiosidade.

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é ícone ferroviário mundial

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) está localizada em Porto Velho, Rondônia, e é considerada um ícone mundial. Ela se estende por 366 km na Amazônia, fazendo a ligação entre Rondônia e Guajará-Mirim, cidade que faz divisa com a Bolívia.

A construção da estrada começou em 1907, pelos irmãos americanos Philips e Thomas Collins. Inclusive, é conhecida pelo apelido de “Ferrovia do Diabo”, em virtude do grande desafio enfrentado no início das obras. Estima-se que muitas vidas de trabalhadores foram perdidas durante os primeiros anos de construção da ferrovia, devido a doenças endêmicas e péssimas condições de segurança.

Nos anos em que se manteve ativa, a EFMM foi essencial para a transação comercial e o transporte de bens entre as cidades. No ano de 1972 a ferrovia foi assumida pelo governo e desativada. Em 2007, o monumento foi parcialmente tombado pelo Iphan.

Atualmente, em Porto Velho, a Praça Madeira-Mamoré exibe uma antiga locomotiva e alguns vagões da época, ao ar livre. O local também abriga o Museu Ferroviário, que conta um pouco da história da construção.

Fonte: do blog 123milhas

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