PORTO VELHO – O principal articulador e ‘gerentão’ do coronel Marcos Racho desde o primeiro mandato está exonerado do cargo de secretário-chefe da Casa Civil de Rondônia. José Gonçalves Filho, ou simplesmente Júnior Gonçalves, foi um dos secretários mais poderosos das últimas administrações e tem relações muito próximo com o governador e sua família. ainda não se sabe qual o seu destino no Governo.
O decreto com a exoneração de Júnior Gonçalves está no Diário Oficial desta segunda-feira 10. Júnior é um aliado de primeira hora desde as eleições de 2018 e vinha sendo motivo de inveja e ‘queimação’ política de alguns membros do governo, o chamado ‘fogo amigo’. Ele é presidente regional do União Brasil e irmão do vice-governador Sérgio Gonçalves e ainda não se sabe se continuará como mandatário do partido.
A demissão ocorre após mais de um mês de especulação político. Junior Gonçalves, irmão do vice-governador Sérgio Gonçalves, era uma figura central na articulação política do governo e foi peça-chave nas campanhas que garantiram a eleição de Marcos Rocha em 2018 e a reeleição em 2022.
Nos bastidores, a saída do secretário vinha sendo especulada devido a um processo de fritura política. No entanto, o governo não se pronunciou oficialmente sobre os motivos da exoneração.
Com a saída de Junior Gonçalves, o Governo de Rondônia deve anunciar nos próximos dias o nome do substituto para a chefia da Casa Civil, um dos cargos mais estratégicos da administração estadual.
www.expressaorondonia.com.br, com informações do tudorondonia.com Foto: arquivo